A autarquia espera ainda atingir a neutralidade carbónica em 2050.
Foi durante a apresentação do Plano de Ação Energia Sustentável e Clima (PAESC), na última quarta feira, dia 23 de março, que Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, apresentou o objetivo de, até 2030, reduzir, em pelo menos 55%, as emissões carbónicas provenientes da cidade.
Braga é um dos primeiros municípios a estabelecer este objetivo. Segundo Ricardo Rio, embaixador português do Pacto dos Autarcas Energia e Clima, a cidade “tem desenvolvido estratégias e ações para a promoção da sustentabilidade energética e climática no território, procurando contribuir de forma significativa para a preservação dos recursos naturais, minimizando os impactos no meio ambiente”. O autarca acrescenta ainda que o município espera “acelerar a neutralidade carbónica do território, de forma equitativa e sustentada”.
Ricardo Rio não deixa de lembrar que, para que estes objetivos sejam alcançados, “é essencial a mobilização da iniciativa pública e privada, em torno dos objetivos de melhoria da sustentabilidade energética e climática”. São agora definidas, no âmbito do PAESC, várias medidas de sustentabilidade para alcançar os objetivos municipais.
Para o autarca, é essencial que a população cumpra as metas de redução de intensidade energética e de emissão de gases com efeito de estufa no domínio de abrangência, incentivando, também, as iniciativas públicas e privadas para a melhoria da sustentabilidade energética. O município espera que as medidas propostas resultem numa promoção da melhoria da qualidade de vida, da sustentabilidade, da competitividade económica e da igualdade de oportunidades.