Campanha procura recolher bens para ajudar o povo ucraniano.
A campanha de recolha de bens para os ucranianos tem início na próxima quarta-feira, dia 2 de março. A iniciativa conta com a colaboração da Delegação de Guimarães, da Cruz Vermelha Portuguesa, do Arciprestado de Guimarães e Vizela, estendendo-se, ainda, a todas as Juntas de Freguesia e empresas locais que pretendam aderir à campanha até ao dia.
Entre os bens necessários para a recolha destacam-se produtos de higiene, como artigos de higiene pessoal, toalhitas e fraldas para crianças e idosos, produtos de conforto, como cobertores, almofadas, mantas, sacos-cama e, ainda, produtos de farmácia, como por exemplo, paracetamol e compressas. Os bens podem ser entregues nas Juntas de Freguesia aderentes ou nas Paróquias do Arciprestado de Guimarães e Vizela. Além disso, vai ser ainda disponibilizada uma lista com todos os locais onde podem ser entregues os bens.
O Município de Guimarães está também a proceder ao levantamento da disponibilidade pessoal ou empresarial para receber cidadãos ucranianos. Procura assim, contribuir com respostas de alojamento, emprego e acolhimento para os que fogem à guerra.
Para dia 2 de março, está, ainda, agendada uma Vigília pela Paz no Largo de Toural, pelas 21h30. A vigília tem a finalidade de ilustrar a solidariedade dos vimaranenses com o povo ucraniano, numa organização da Zona Pastoral da Cidade de Guimarães e do Núcleo de Guimarães do Corpo Nacional de Escutas.