Preço na produção elétrica vai ultrapassar os 341 euros por megawatt.

Esta quarta-feira, o preço grossista da eletricidade no mercado ibérico atingiu, na produção contratada para quinta-feira, os 341 euros por megawatt por hora. Segundo o operador de mercado elétrico designado, o OMIE, houve um disparo de 34% face ao preço médio diário contratado previsto para quarta-feira, colocando o preço do mercado ibérico (Mibel) no terceiro valor mais alto registado.

Apenas fica atrás dos valores de 360,02 euros por megawatt registados a 22 de dezembro de 2021 e 383,67 euros por megawatt a 23 de dezembro, o máximo histórico atual. Este aumento do preço da eletricidade acompanha a subida do custo internacional do gás natural, que atingiu esta quarta-feira um novo recorde máximo na cotação dos contratos holandeses TTF (Title Transfer Facility).

Os russos são os maiores fornecedores de gás natural, ocorrendo em países como a Bulgária a importação de cerca de 70% à Gazprom, empresa controlada pelo Kremlin. Deste modo, assiste-se ao agravamento dos complexos energéticos como resultado do ataque da Rússia à Ucrânia.

Segundo declarações recentes do Governo, indústrias como vidro, cerâmica e têxtil vão ser as mais prejudicadas pelo aumento dos custos do gás. Além do gás e da luz, também o petróleo sofre, esta quarta-feira, subidas acentuadas de preço nos mercados internacionais.