Apesar das diversas chances desperdiçadas no primeiro tempo, os minhotos triunfaram frente ao AS Mónaco.
Numa partida a contar para a primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa, o SC Braga recebeu o AS Mónaco no Estádio Municipal de Braga. A partida, realizada esta quinta-feira, terminou com vitória arsenalista por 2-0.
Aos três minutos, o SC Braga teve o primeiro lance perigoso da partida na sequência de um pontapé de canto, que o Mónaco afastou. No entanto, o corte da defensiva francesa foi incompleto e a bola foi parar aos pés de Abel Ruiz, que fez o 1-0 para os minhotos.
Os bracarenses continuaram a dominar a partida e, aos sete minutos, Ricardo Horta isolou Iuri Medeiros que, no frente a frente com Nubel, atirou para uma defesa apertada do guardião contrário, que cedeu canto. Na cobrança, Iuri Medeiros cruzou, mas David Carmo, de cabeça, atirou por cima.
A resposta do AS Mónaco chegou aos nove minutos, com remate de Jean Lucas ao lado da baliza bracarense. Aos 11 minutos, do lado minhoto, Rodrigo Gomes também atirou para fora. Cinco minutos depois, o SC Braga pediu penálti por mão na bola de Vanderson, mas o árbitro mandou jogar.
Aos 23 minutos, o AS Mónaco teve o primeiro lance de verdadeiro perigo, com um livre de Vanderson que acabou por ser resolvido por Matheus em conjunto com um defesa minhoto. Dois minutos mais tarde, foi Ben Yedder, isolado perante Matheus, que permitiu a defesa ao guardião bracarense. Em cima da meia hora, Gelson Martins colocou a bola na baliza arsenalista, mas o avançado português viu o golo ser anulado por fora-de-jogo.
À passagem do minuto 31, Ricardo Horta tentou a sua sorte, mas Nubel defendeu de forma pouco ortodoxa, num lance onde o golo ficou muito perto. Um minuto depois, o guardião alemão travou o remate de Al Musrati. Na sequência do mesmo lance, Iuri Medeiros rematou ao lado, num tiro que ficou a pedir um desvio à boca da baliza.
Aos 33 minutos, num período de superioridade do Braga, Ben Yedder empatou a partida para os monegascos depois de um cruzamento do lado direito do ataque francês. No entanto, para êxtase dos adeptos do SC Braga, o VAR anulou o golo francês.
Após seis minutos, Iuri Medeiros teve nos pés uma nova oportunidade para dilatar o marcador, mas o remate saiu desenquadrado com abaliza. Ainda no mesmo minuto, Fabiano, através de uma incursão pelo corredor central, rematou por cima. Perto do intervalo, foi Rodrigo Gomes isolado a permitir a defesa a Nubel. Já dentro do tempo de compensação da primeira parte, Vanderson atirou fraco para as mãos de Matheus. O SC Braga foi para o intervalo a vencer por 1-0.
No recomeço da segunda metade, foi a equipa visitante a criar a primeira oportunidade de perigo, mas Matheus voltou a negar o golo aos atacantes franceses. A segunda oportunidade do segundo tempo chegou apenas 15 minutos depois, com o ataque do AS Mónaco a atirar por cima da baliza de Matheus. Aos 67 minutos, Tchouaméni cruzou para a área e, depois de um toque de Paulo Oliveira que podia ter dado autogolo, Matheus segurou a vantagem arsenalista com uma defesa difícil.
A primeira aproximação do SC Braga nos segundos 45 minutos foi um remate de Paulo Oliveira, na sequência de um pontapé de canto aos 87 minutos, que acabou por sair por cima da trave. No entanto, em cima dos 90 minutos, Vitinha, após cruzamento de Fabiano, cabeceou a bola para o fundo das redes do AS Mónaco de cabeça e apontou o 2-0 final.
Depois desta vitória na Liga Europa, os comandados de Carlos Carvalhal ficam mais próximos da passagem à próxima fase da Liga Europa. No que diz respeito ao próximo jogo, o SC Braga tem duelo marcado contra o Gil Vicente FC, no próximo domingo, pelas 20h30. O dérbi minhoto conta para a 26ª jornada da Liga Portugal Bwin.
Recorde ainda: SC Braga empata na deslocação ao Bessa