De regresso ao formato presencial, esta edição é encarada como uma forma de começar do zero, com o mote “Restart”.
A sexta edição das Jornadas de Materiais arranca esta segunda-feira, dia 7 de março, estendendo-se até quinta-feira, dia 10. Em conversa com o ComUM, Rafaela Martins, presidente do Núcleo de Estudantes de Engenharia de Materiais (NEEMAT), assevera a importância dos alunos se instruírem não só sobre o curso de Engenharia de Materiais, mas também a respeito do mercado empresarial e do mundo da investigação – temáticas que vão ser exploradas nas jornadas. A programação incluiu secções com empresas, workshops, networking e exposições.
Engenharia de Materiais é, segundo Rafaela Martins, “um curso bastante abrangente” dado que conjuga no seu funcionamento três departamentos: o departamento de Engenharia Mecânica, o departamento de Engenharia de Polímeros e o departamento de Física da Universidade do Minho. De forma a explorar os três departamentos, cada dia das jornadas vai ser dedicado a uma destas áreas.
Dia 7 de março vai ser dedicado a Mecânica, no dia 8 a área de foco são os Polímeros, e dia 9 vai focar-se na Física. O quarto e último dia das jornadas vai permitir “uma aproximação mais direta dos alunos às empresas”, uma vez que vai ser inteiramente dedicado a visitas de estudo às empresas “patrocinadoras Ouro” do evento, como é o caso da Etma, da Intraplás e da Vishay.
Quanto ao critério de seleção dos oradores, Rafaela Martins explicou que o núcleo procurou “as pessoas referência dentro de cada tema”. O evento é gratuito e a presidente do NEEMAT recorda que as jornadas são “uma mais-valia para todos os alunos” e convida à participação de toda a comunidade académica.