Os conquistadores regressaram aos triunfos para o campeonato três jornadas depois.

Na noite deste domingo, o Vitória SC recebeu e venceu o FC Famalicão por 2-1 no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães. A partida contou para a 25ª jornada da Liga Bwin.

O dérbi minhoto não podia ter começado da melhor forma para os visitantes. À passagem dos cinco minutos, surgiu o primeiro tento do encontro. Pêpê Rodrigues, cruzou a bola para a área vitoriana, que depois de ser desviada por Maga, entrou na baliza dos visitados. Assim, originou-se a primeira alteração do marcador, a favor da equipa de Famalicão.

Aos 18 minutos, os vimaranenses chegaram perto da baliza de Luíz Júnior, mas Óscar Estupiñán não conseguiu responder ao cruzamento da esquerda efetuado por Rafa Soares. Segundos depois, o emblema da cidade Berço chegou ao empate, por Tiago Silva. Contudo, o golo acabou invalidado por fora-de-jogo do ataque vitoriano. Cinco minutos depois, Estupiñán cabeceou ao lado da baliza do FC Famalicão.

Já aos 36 minutos, a equipa visitante voltou a criar perigo, novamente através de uma bola parada. Pêpê descobriu o capitão Riccieli que, de cabeça, atirou para defesa de Bruno Varela. Aos 42 minutos, Rochinha avançou pelo flanco direito e cruzou rasteiro. Contudo, Penetra conseguiu, no momento certo, tirar a Tiago Silva a oportunidade de empatar o encontro. Aos 45 minutos, Estupiñán voltou a alvejar a baliza visitante, mas Luíz Júnior defendeu para canto.

O Vitória SC ameaçou a baliza de Luíz Júnior e acabou mesmo por chegar ao empate já dentro do tempo de compensação, ainda que com grande colaboração da defensiva do Famalicão. Adrián Marín tentou atrasar a bola de peito para o seu guarda-redes, mas Estupiñán antecipou-se a Luíz Júnior e atirou para a igualdade.

Tal como aconteceu na primeira parte, a segunda metade do encontro começou com um golo. Aos 46 minutos, após um erro na zona de construção do FC Famalicão, Rochinha consumou a reviravolta para o emblema orientado por Pêpa. Aos 64 minutos, Rafa Soares rematou à baliza visitante, mas a bola foi recolhida por Luíz Júnior. O conjunto famalicense respondeu de forma tímida, através de Pickel. Depois da ameaça do médio, foi Cádiz a tentar o golo, mas o seu cabeceamento saiu à figura de Bruno Varela.

Aos 81 minutos, Mumin cabeceou por cima da baliza visitante, na sequência de um canto cobrado por Ricardo Quaresma. A resposta famalicense não tardou, mas Penetra não conseguiu emendar para a baliza da turma visitada. Até ao final, de registar um remate de Bruno Duarte para defesa de Luíz Júnior e um de Janvier, que proporcionou a mais uma parada do guardião visitante. Até ao final, o marcador não voltou a mexer e o apito final carimbou o triunfo dos Conquistadores por 2-1.

Com este resultado, o Vitória SC volta ao sexto posto da Liga Bwin, com 33 pontos. Por outro lado, o FC Famalicão ocupa a 12ª posição, com 26 pontos. Depois deste dérbi minhoto, as equipas vão jogar novamente no próximo fim-de-semana. O FC Famalicão recebe o CD Santa Clara, no sábado, pelas 15h30 e o Vitória SC desloca-se, um dia depois, à Madeira, para medir forças com o CS Marítimo, também às 15h30.