O evento, promovido pelo GACCUM, regressa ao formato presencial.
AS XXIV Jornadas de Ciências da Comunicação vão realizar-se na próxima segunda e terça-feira, dias 14 e 15 de março. O evento foi cancelado em 2020, tendo acontecido em formato online no ano seguinte. Em 2022, as jornadas realizam-se na Universidade do Minho.
Em entrevista ao ComUM, a presidente do Grupo de Alunos de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho (GACCUM), Tânia Soares, afirma que esta edição traz “algo de diferente”. No mesmo sentido, a vice-presidente do GACCUM, Sofia Carneiro, refere que, este ano, o grupo “decidiu abrir as jornadas a temas pouco presentes no curso”.
“As Jornadas são o evento mais esperado pelos alunos de Ciências da Comunicação, porque ajudam a abrir horizontes e fogem à aprendizagem habitual”, explica Sofia Carneiro. Neste ano letivo, o GACCUM pretende apresentar temáticas “completamente novas e interessantes”. “O regresso do evento à nossa academia vai ser uma experiência única”, acrescenta.
“Queremos que os alunos aprendam, tirem todas as dúvidas e que disfrutem de um momento que foi feito especialmente para eles. Queremos chegar a todos os estudantes de Ciências da Comunicação, da licenciatura ao doutoramento, e aos professores. Queremos que todos tenham a oportunidade de descobrir mais sobre Comunicação e que aproveitem para se conhecerem uns aos outros”, aponta Sofia Carneiro como os objetivos da iniciativa. Trazer temáticas diferentes e questões que não são abordadas no curso foi o meio desenhado para que o GACCUM conseguisse atingir essas metas.
“Achamos importante não fazer aquilo que o curso já faz”, afirma Tânia Soares. O GACCUM decidiu afastar-se “dos assuntos que são abordados nas aulas ou que já são normalmente debatidos”, adiciona. Como tal, Sofia Carneiro vê o evento como uma tradução daquilo que o GACCUM é neste ano letivo. “Não queríamos que as Jornadas fossem só mais umas”, destaca.
Ao contrário dos anos anteriores, a edição de 2022 apenas se desenrola ao longo de dois dias. “Achamos que dois dias eram suficientes para proporcionar aquilo que queríamos aos alunos. Quando pensamos em três dias surgiu a ideia de que os alunos não iriam aderir tanto por causa da dispensa de aulas”, nota Tânia Soares. A decisão foi toma em conjunto com o Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.
O dia 14 de março vai ser marcado pelo painel “Desigualdades no Mercado de Trabalho” e por três formações: “Em direto na televisão”, “Case Study do Festival da Comida Continente” e “Design de Som”. O primeiro momento das Jornadas inicia-se às 10h00. Os pontos mais práticos do evento têm início às 14h00, 15h30 e 17h00, respetivamente.
O Speed Dating “Empreendedorismo: como me promover num mundo tão cheio de ruído” abre a programação do dia 15 de março. O encontro inicia-se às 10h00, seguindo-se um conjunto de talks. A primeira, marcada para as 14h00, foca-se em “Como é escrever para uma revista” . Pelas 15h30 e 17h00, respetivamente, desenrolam-se os encontros “A promoção de produtos sustentáveis” e “Freelancer ou Empresa?”.
As pessoas com interesse podem inscrever-se até as 21h00 do dia 13 de março. As inscrições podem realizar-se através do link partilhado nas redes sociais do GACCUM.