Minhotos somaram o terceiro encontro consecutivo sem conhecer o sabor da vitória.

O FC Porto e o ABC/UMinho mediram forças na jornada 23 do Campeonato Placard Andebol 1, na tarde deste sábado. O jogo, disputado no Pavilhão Dragão Arena, acabou com triunfo caseiro por 37-29.

A partida começou com um livre de sete metros para os dragões, desperdiçado por Pedro Cruz frente a Tiago Ferreira. No entanto, foi mesmo o FC Porto a primeira equipa a adiantar-se no marcador, com um golo de António Areia. A equipa visitada tomou conta dos acontecimentos até fazer o 4-2. Contudo, a partir desse instante, o ABC/UMinho respondeu de uma forma mais vincada ao domínio azul e branco e carimbou a reviravolta no placard com um golo de Dinis Mota, depois de André Rei ter desperdiçado, momentos antes, um livre de sete metros.

O conjunto de Magnus Andersson replicou o que o ABC/UMinho fez e voltou a tomar a dianteira do marcador. Os portistas chegaram a estar a vencer por 11-5. Daí até ao intervalo, os bracarenses ainda reduziram a desvantagem no resultado e ao intervalo o marcador mostrava o 18-13, favorável à equipa da cidade invicta.

Na segunda parte, foi o FC Porto que marcou novamente primeiro, por Djibril M’Bengue. Na resposta, Tomás Teles carimbou mais um golo para os minhotos. O início do segundo tempo foi marcado pela existência de golos alternados entre as equipas, algo que raramente aconteceu na primeira meia hora de jogo.

Aos 37 minutos, a equipa visitante aproximou-se no placard e esteve a apenas três golos de igualar a partida. Depois do tento minhoto, o FC Porto não permitiu que a sua vantagem fosse mais diminuída e António Areia fez o 25-21. O atleta acabou por sair com queixas físicas, depois do golo marcado.

A partir daí, os comandados de Filipe Magalhães não criaram grandes perigos para os portistas e o jogo terminou com uma diferença de oito golos a favor dos visitados, com o resultado final cifrado em 37-29. Neste jogo, destacam-se as exibições de António Areia e de Vinícios Carvalho, com nove e oito tentos, respetivamente.

Com este resultado, o ABC/UMinho permanece no nono posto da tabela classificativa do Campeonato Placard Andebol 1, com 42 pontos, ainda que os comandados de Filipe Magalhães possam ser ultrapassados pelo Póvoa AC. Os minhotos voltam a entrar em campo no dia 23 de abril, às 15h00, frente ao Águas Santas.

Recorde ainda: ABC/UMinho empata com a AD Sanjoanense