O espetáculo demonstra como pode ser construída a ilusão da verdade no cinema.

no próximo dia 22 de abril, pelas 15h00, o Pequeno Auditório do Centro Cultural Vila Flor (CCVF) vai receber o filme-performance “Amigos Imaginários”. O espetáculo consiste na projeção de um filme, em fase de montagem, com sonorização ao vivo num estúdio de foley.

Realizado e dirigido por Rita Barbosa, a criação pretende especular sobre o que pode ser o cinema, tirando partido dos artifícios mais utilizados para a construção da ilusão da verdade. O objetivo da exibição passa por impedir que o espetador se esqueça da irrealidade das criações cinematográficas, através de “um realizador diletante e três performers não-profissionais do foley”.

Durante cerca de uma hora, Rui Lima, Sérgio Martins e Daniel Pizamiglio vão assumir a performance de “Amigos Imaginários” e demonstrar ao público os mecanismos da mentira no cinema. Através de experiências com narrações, imagens e sons, a verdade vai ser “libertada de um automatismo percetivo, evocando os amigos imaginários”.

Além de “Amigos Imaginários”, Rita Barbosa e Rui Lima pretendem levar oficinas de sonorização fílmica às várias escolas do concelho de Guimarães. A atividade vai decorrer nos dias 19 e 20 de abril e os participantes vão ser convidados a explorar a sonorização de uma cena de um filme.