Ao longo de mais de 30 edições do festival, já houve 345 atuações de tunas e 38 mil espectadores.

Descrito como um dos mais importantes festivais de tunas do país e um dos mais prestigiados na Península Ibérica, o FITU Bracara Avgvsta – Festival Internacional de Tunas Universitárias acrescenta XXXI ao seu nome. O espetáculo tem lugar em Braga, entre os dias 27 e 30 de abril.

Organizado pela Tuna da Universidade do Minho em colaboração com o ARCUM – Associação Recreativa e Cultural Universitária do Minho, o festival já foi premiado com o “Galardões A Nossa Terra” e teve nomeado para os “Iberian Festival Awards”. Numa edição sem restrições, ao contrário da de 2021, o FITU conta com a presença da tuna vencedora do ano passado, a Tuna Universitária de Aveiro. Mas também com a Tuna de Medicina do Porto, a Estudantina Universitária de Coimbra, a Hinoportuna, a Tuna de la Universidad de León (Espanha) e a Tuna de la Universidad Nacional Federico Villarreal (Perú).

A extra-concurso vai participar a Azeituna. Quanto à apresentação, fica nas mãos da tuna organizadora, como já é habitual. Uma das novidades desta edição é a atuação e o workshop do grupo Pauliteiros Mirandeses de Palaçoulo durante a tarde de 30 de Abril, bem como a participação especial da cantora Filipa Torres.

As noites de 29 e 30 são passadas no Theatro Circo. Para além disso, o arraial académico realiza-se na quarta-feira, dia 27 e a Serenata à Cidade de Braga decorre na noite seguinte. Dia 30 conta também com o Pasacalles, o desfile das tunas no centro histórico bracarense, durante a tarde.

O festival volta a contar com duas noites de espetáculo no Theatro Circo, nos dias 29 e 30 de Abril. Para além disso, regressam também o arraial académico na quarta-feira dia 27 de Abril, a solene Serenata à Cidade de Braga, na noite de quinta-feira dia 28 de Abril, e o Pasacalles (desfile das tunas) no centro histórico da cidade durante a tarde de sábado dia 30 de Abril. O after-party acontece mais uma vez na discoteca Sardinha Biba.