Governo anuncia reavaliação do acesso ao ensino superior
Este ano, os exames finais vão funcionar como prova de ingresso, não sendo necessários para a conclusão do ensino secundário.
Esta sexta-feira, dia 1 de abril, o Governo anunciou uma reavaliação do modelo de acesso ao ensino superior. A medida é defendida por pais e encarregados de educação, através da Confederação Nacional das Associações de Pais, além de alguns organismos consultivos, como é o caso do Conselho Nacional de Educação.
A crescente dificuldade de aprendizagem demonstrada nos dois anos de pandemia levou o Ministério da Educação a retirar os exames como certificado de conclusão do secundário, os quais vão ser apenas utilizados como prova de ingresso. Segundo o executivo, esta revisão visa separar “a certificação do ensino secundário e o acesso ao ensino superior”, valorizando todos os caminhos de ensino.
Das medidas previstas no programa eleitoral do Partido Socialista, na área da edução, destaca-se o “combate às desigualdades através da Educação”, as quais são o principal indicador de insucesso escolar. Além disso, está igualmente prevista uma “melhoria de aprendizagem”, que passa pelo reforço de apoios às escolas e estudantes, de modo a apostar no sucesso escolar.