Campanha tem como slogan “Serei o que me deres… que seja AMOR”.
A Câmara Municipal de Guimarães e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Guimarães (CPCJ), voltaram a associar-se à iniciativa de abril e a sensibilizar para o mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância. Na última sexta-feira, dia 1 de abril, decorreu uma cerimónia, onde foi colocado um laço azul na Câmara Municipal, visando a prevenção e sensibilização da comunidade sobre a problemática.
A sessão contou com a presença do presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, que esclareceu a importância de envolver toda a comunidade na missão de “colocar as crianças no centro do mundo”. A Câmara de Guimarães realiza “um trabalho de proximidade, envolvendo todas as instituições e a comunidade em geral para ter um olhar atento e cuidar com amor as crianças”. O presidente realçou ainda o trabalho feito no acolhimento das crianças estrangeiras, com destaque para a Ucrânia, de modo a “garantir uma integração em pleno na comunidade”.
A eurodeputada, Isabel Estrada Carvalhais, também marcou presença no evento, enaltecendo o trabalho do Município. Segundo a deputada, a equipa “demonstra estar à altura dos grandes desafios e faz um trabalho extraordinário no acompanhamento e integração das crianças na comunidade”.
Na colocação do laço compareceu ainda a presidente da CPCJ, Marta Pinto e o presidente da Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidades de Guimarães (CERCIGUI), Bruno Faria. Durante abril, o mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, vão ser realizadas outras ações de sensibilização em agrupamentos de escolas do concelho vimaranense.