Barcelenses saíram derrotados apenas nas grande penalidades.
Nesta tarde de sexta-feira, o OC Barcelos deslocou-se ao Multiusos de Paredes para disputar as meias-finais da Taça de Portugal frente ao FC Porto. No tempo regulamentar as equipas acabaram empatadas a duas bolas. No prolongamento ambas as formações voltaram a marcar mais um golo e apenas nos penáltis a vitória sorriu aos dragões, por 8-7.
O OC Barcelos procurava alcançar a final da Taça de Portugal e entrou bem na partida, assim como o seu oponente que rematou ao poste logo aos três minutos. Depois de ambos os treinadores pedirem pausa técnica, foram os barcelenses que responderam melhor e depois de um livre direto falhado por Darío Giménez, Alvarinho atirou para o fundo das redes enquanto a equipa se encontrava em power-play.
Após o golo, a partida voltou a ter uma paragem devido a uma falha elétrica que deixou o recinto às escuras. O FC Porto foi quem melhor aproveitou essa paragem e mal retomou o jogo beneficiou de um livre direto que não resultou em golo.
Os minhotos começaram a impor-se na partida e criaram vários lances de perigo, como por exemplo o remate de Alvarinho ao poste aos 23 minutos. Até ao intervalo a turma da cidade do Porto tentou chegar ao empate, mas não conseguiu. As equipas foram, então, para o descanso com o OC Barcelos a vencer por 0-1.
A partida recomeçou apenas com quatro jogadores de cada lado, após nos últimos minutos do primeiro tempo terem sido mostrados dois cartões azuis, um para cada equipa. As primeiras oportunidades mais flagrantes foram para a turma de Barcelos, mas não foram suficientes para fazer o segundo golo.
Depois de mais um cartão azul mostrado à turma de Rui Neto, o FC Porto chegou ao empate através de Di Benedetto. Logo no minuto a seguir Luís Querido teve oportunidade de voltar a colocar a sua equipa em vantagem, mas não conseguiu converter a grande penalidade.
A dois minutos do fim Rafa fez a reviravolta no marcador e criou pressão na equipa do Minho. No entanto, o OC Barcelos arriscou e colocou cinco para quatro. Mesmo nos últimos segundos, este esquema tático deu frutos e Darío Giménez marcou o golo que levou a partida a prolongamento.
No período adicional as equipas voltaram a marcar o que colocou o marcador em 3-3. Primeiro, aos 53 minutos, Miguel Rocha colocou os barcelenses na frente do marcador, mas, a três minutos do final, Ezequiel Mena levou a partida para a disputa de grandes penalidades. Após oito penáltis para cada lado, a vitória caiu para o FC Porto, por 8-7.
Com este resultado, o OC Barcelos cai na Taça de Portugal mesmo antes de alcançar a final. A equipa da cidade do galo volta a entrar em campo no dia 23 de abril, pelas 17h00, para defrontar o HC Braga num dérbi minhoto.
Recorde ainda: OC Barcelos perde na receção à AD Valongo