Civitas Braga e BabeliUM são os promotores da iniciativa.
O BabeliUM, o centro de línguas da Universidade do Minho, em conjunto com a CIVITAS Braga, uma organização de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos, comunicou a expansão de oferta de aulas de Português Língua Estrangeira (PLE). A iniciativa dirige-se aos refugiados da Ucrânia e adultos acolhidos em Braga.
Segundo fonte do BabeliUM, as aulas de português decorrem em formato presencial e de forma gratuita, sendo necessário apenas um documento que comprove a condição de refugiado. A inscrição é realizada através do formulário.
O BabeliUM é um projeto que promove a democracia, solidariedade e a paz, com o objetivo de contrariar tendências xenófobas e de exclusão social através da promoção e formação de línguas. Além de permitir uma maior convivência intercultural, realiza também programas de ensino e da aprendizagem do português como língua não-materna.
Os cursos disponibilizados pelo BabeliUM incluem Alemão, Espanhol, Francês, Galego, Inglês, Italiano, Japonês, Russo. Ocasionalmente Árabe, Checo, Polaco, Turco e Língua Gestual Portuguesa encontram-se disponíveis.