É necessário assegurar o acesso dos refugiados a educação, saúde, habitação e emprego, como defende o autarca.

O Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, apelou a uma atuação concertada dos governos locais e regionais da Europa, no sentido de apoiar os refugiados ucranianos, priorizando as crianças e jovens. O comunicado decorreu em formato digital, esta quarta-feira, dia 13 de abril, na conferência da Organização Mundial de Cidades e Governos Locais Unidos (UCLG).

O autarca bracarense frisou a necessidade de união dos governos europeus, “de forma a protegerem as crianças que fogem do conflito na Ucrânia”. Já cerca de dois milhões de crianças entraram em território europeu. É preciso “defender os seus direitos, garantindo proteção e todas as condições no acesso” à educação, saúde, habitação e emprego.

Desta forma, tem de se “colocar as crianças em primeiro lugar, protegendo as suas famílias de qualquer forma de xenofobia ou discriminação que prejudique os direitos das crianças”, alerta. Do mesmo modo, tem de haver mais “solidariedade” e uma ação mais incisiva na recolha de alimentos. Ricardo Rio realça, neste sentido, o trabalho dos agentes locais de Braga que agiram “rapidamente” garantindo os direitos e condição dos refugiados na cidade.

O presidente abordou ainda temas como a “integração nos sistemas e serviços públicos”, de modo a garantir às crianças e aos jovens “oportunidades de formação para reconstruir as suas vidas”. Por outro lado, Ricardo Rio defendeu uma relocalização equitativa e rápida, assegurando uma “casa de acolhimento” para cada criança. Assim, “as crianças refugiadas crescerão para se tornarem inovadoras, empreendedoras e transformadoras nas nossas comunidades e das cidades de acolhimento”.

Finalizando o seu discurso, o autarca deixou um desafio aos participantes – a assinatura de um compromisso coletivo em prol das crianças refugiadas que fogem da Ucrânia. “Este compromisso pode ser utilizado como um instrumento de apoio e de coordenação entre os governos locais e regionais, ao criar um roteiro para as cidades sobre o que devem priorizar na sua resposta aos refugiados e para mobilizar e canalizar o financiamento europeu para onde é mais necessário”, argumentou Ricardo Rio. O autarca foi o primeiro a assinar o compromisso dos Governos Locais e Regionais para apoio às crianças deslocadas pelo conflito na Ucrânia, que é promovido pela Unicef.