A 14.ª edição do evento teve entrada gratuita e contou com cerca de 500 participantes.
O Campus de Azurém da Universidade do Minho abriu mais uma vez as suas portas ao evento “Robo Party”. Desde esta quinta feira até sábado, 500 participantes provenientes de várias regiões, entre os 8 e os 63 anos, tiveram a oportunidade de construir robôs e, no fim da atividade, de os levar para casa.
Descrito como “o maior evento de robótica educacional do mundo” e com entrada livre, o “Robo Party” contou com várias atividades que pretendem “ensinar a criar e construir robôs móveis autónomos de forma simples e animada”. Entre estas, está a formação básica em eletrónica, programação e mecânica, durante a qual os participantes foram ajudados por 90 estudantes de Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores, para construírem o protótipo.
No primeiro dia, foi fornecido um kit às 100 equipas presentes, com peças do robô “Bot’n Roll One A”. Nos restantes dias do evento, os participantes tiveram de construir e testar os seus robôs em várias provas. Está prevista, para além das de obstáculos, corrida e dança, uma prova surpresa no sábado de manhã.
Os participantes puderam também assistir a atuações de DJs e das tunas Afonsina e Tun’Obebes, assim como a apresentações de gadgets. Puderam ainda participar em torneios de xadrez, ténis de mesa e lançamentos de basquetebol. Também os docentes tiveram a oportunidade de assistir a formações acreditadas sobre o desenho e impressão de peças 3D e a demonstrações de robôs móveis.