A programação pretende dinamizar a cidade durante a época Pascal.
Viana do Castelo apresenta a programação “Páscoa Doce” de 9 a 18 de abril. Além das decorações temáticas na Praça da República, a cidade organiza um Roteiro Doce para levar os vianenses e os visitantes a provarem as doçarias das pastelarias locais.
O programa é organizado pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC) e pela Diocese de Viana do Castelo. O Vereador da Cultura, Manuel Vitorino, afirma que o objetivo “não é replicar aquilo que se faz noutros lados, mas sim afirmar a nossa identidade numa quadra que é, apesar de tudo, festiva”. O retorno dos festejos após a pandemia é, segundo o padre Armando Dias, de enorme importância. A organização segue todas as recomendações da DGS e, por isso, os acompanhantes da cruz nos Compassos Pascais vão usar máscara e não haverá beijo na cruz.
O Presidente da AEVC diz também querer dinamizar o comércio local e tradicional. Para isso, foi então criado um Roteiro Doce pelas pastelarias tradicionais, a par com o Roteiro Religioso. “A Páscoa Doce tem a ver com esta divulgação do nosso comércio tradicional e da nossa doçaria. Temos um roteiro com 24 pastelarias e, no âmbito da certificação da Torta de Viana, teremos também uma ação promocional que acontece este sábado e irá contar com a presença dos 6 fabricantes certificados”, declara Cunha Júnior.
A programação conta com feiras, workshops e concertos. No dia 10 acontece uma procissão e a habitual Missa de Bênção dos Ramos. No dia 14, na Sé de Viana, realiza-se a Missa Vespertina da Ceia do Senhor, com lava-pés. O ponto alto da “Páscoa Doce” acontece na Quinta-feira Santa, entre as 20h00 e as 24h00: a Visita às Capelas, num roteiro religioso pelas igrejas e capelas da cidade, com 21 igrejas e capelas abertas ao culto. A Sexta-Feira Santa conta com a Via-Sacra pelo centro histórico. No dia de Páscoa, às 9h00, depois de um fim-de-semana de celebrações, a Câmara Municipal de Viana do Castelo recebe o Compasso Pascal. A programação encerra dia 18, a partir das 12h30, com a grandiosa Páscoa a Três no Largo das Neves, cerimónias e momentos de convívio.