A 42ª Feira do Livro e a 13ª edição dos Contornos da Palavra vão ter lugar no evento.
O Centro Cultural de Viana do Castelo vai realizar um evento cultural que contempla diversas iniciativas como sessões de lançamento de livros, conferências, oficinas, encontros com escritores, espetáculos, teatros e concertos. O evento vai decorrer de 23 de abril a 7 de maio.
Para o vereador da Cultura, Manuel Vitorino, esta vai ser “a festa da leitura” do concelho de Viana do Castelo. “Não estamos apenas a realizar uma feira do livro, estamos a promover um evento que pretende sensibilizar e trabalhar as questões relacionadas com o livro e a cultura”, declara.
O primeiro dia do evento vai ser marcado pela 42ª edição da Feira do Livro. Segundo o diretor da Biblioteca Municipal, Rui Viana, a iniciativa tem como objetivo dar “um novo fôlego à antiga Feira do Livro, que já era um modelo gasto”.
A principal sala de espetáculos do Centro Cultural vianense vai contar com a presença de 32 stands, com 15 livreiros representantes de mais de 180 editoras. A Feira do Livro vai contar também com a presença de 14 escritores e autores. A programação inclui ainda três concertos, duas sessões de poesia, três espetáculos para o público infanto-juvenil, oficinas variadas e três colóquios.
Os restantes dias vão ser marcados também por diversas atividades. Alinhados de forma a haver uma interseção de múltiplos saberes: literatura, arte, ciências e tecnologias, encontro da música com a palavra lida, cantada ou de outras formas mostrada, convergência da educação e da cultura.
De acordo com Rui Viana, para além da Feira do Livro, “Ler em Viana” vai também ser marcado por uma nova edição de Contornos da Palavra. O propósito é trazer “animação a Viana do Castelo”, promovendo sempre a leitura.
Envolvendo cerca de 10 mil estudantes, a iniciativa Contornos da Palavra vai ser dirigida, sobretudo, aos alunos e professores pertencentes às escolas do concelho de Viana do Castelo. A edição vai ter como tema “Conhecer o passado, projetar o futuro” e pretende proporcionar uma oferta educativa a partir de atividades culturais e formativas que contribuam para o enriquecimento pessoal e profissional dos espectadores.
A 13ª edição da iniciativa prevê um conjunto de sessões com a presença de escritores, ilustradores, contadores de histórias e grupos de teatro. Pretende-se assim, estimular o gosto pela aprendizagem e contribuir para a formação de mais e melhores leitores.