Vão ser abordadas temáticas como a guerra, inclusão social e o papel da cultura na união dos povos.

Representantes de Portugal, Espanha e Itália reúnem-se, esta quarta-feira, em Braga para o XV Encontro COTEC Europa 2022. O evento tem como tema “A Cultura ao Encontro da Inovação”. Segundo a entrevista dada pelo Presidente da República em Guimarães, a sessão procura abordar a guerra na Ucrânia, reforçando a economia e as relações da Europa.

O presidente do Município de Braga, Rui Rio, revelou à RUM que esta reunião “é uma forma de prestigiar o trabalho desenvolvido em Braga” na área da “cultura e criatividade”, temas primários do encontro. Além do valor do património cultural como fator de união e estratégico, a discussão passa por temas como a sustentabilidade, crescimento da economia e maior inclusão social.

De acordo com Marcelo Rebelo de Sousa, o “objetivo é ter a paz depressa, mas com condições de estabilidade humanitária e social. Espanha, Portugal e Itália receberam tantos refugiados da Ucrânia, que é um outro problema humanitário, mas também económico, social, político e diplomático”, frisou.

A guerra trouxe “consequências económicas, sociais e financeiras para todos, planos de recuperação e resiliência, a necessidade de recuperar das pandemias e, portanto, há muita coisa para vermos, além da cultura”, sublinhou o Presidente da República. De modo a discutir estas temáticas, a sessão conta com a intervenção de oradores nacionais e internacionais, convidados pelas organizações da COTEC de Portugal, Espanha e Itália.

Entre os presentes encontram-se os dirigentes da COTEC de Portugal, Espanha e Itália, e vários líderes de Indústrias Criativas e Culturais dos três países.