O tema deste ano aborda a história contemporânea de Portugal, a partir de 1820.

As inscrições para o Prémio Victor de Sá de História Contemporânea 2022 abriram na última terça-feira, dia 17 de maio, e estão disponíveis até dia 30 de setembro. O prémio a atribuir ao vencedor é de 3.500 euros e cada menção honrosa vai receber 500€.

A concurso, podem se candidatar todos os jovens investigadores que tenham até 37 anos de idade. Por outro lado, os seus trabalhos têm de ser redigidos sobre assuntos que englobem a temática do evento: a História Contemporânea portuguesa, desde 1820 até aos dias de hoje. Para serem admitidas, as obras devem ter sido publicadas durante o ano de 2021 ou até 30 de setembro do ano que decorre. Não obstante, os trabalhos concorrentes têm de ser entregues em língua portuguesa e em triplicado, até às 17h do dia 30 de setembro, sob registo postal ou contra recibo de apresentação no Largo do Paço.

A banca dos júris vai ser nomeada pelo Conselho Cultural da Universidade do Minho e vai ser constituída por três especialistas de reconhecido mérito. A posterior entrega dos prémios vai ter lugar numa sessão pública cuja data está, ainda, por anunciar.