Derry Girls regressou ao Channel 4 no dia 12 de abril para a sua terceira e última temporada. A série de comédia acompanha cinco adolescentes que vivem numa Irlanda do Norte dividida por conflitos entre católicos e protestantes.

O ano é 1996 e a Irlanda do Norte está cada vez mais perto de um acordo de paz. No entanto, todo este processo não impede que as vidas de Erin, Orla, Clare, Michelle e James sejam menos agitadas do que o habitual. Ao longo dos seis episódios, o grupo de adolescentes vai se aventurando em várias peripécias, dentro e fora de Derry.

Um dos pontos de destaque da série são as suas personagens com perfis únicos e bem construídos. A nova temporada não destoa das anteriores no que toca à incrível atuação por parte de cada um dos atores. Ademais, é mesmo difícil imaginar um elenco diferente, pois cada ator dá uma vida especial à sua personagem. Esta temporada conta ainda com participações especiais de atores de renome, ao longo dos vários episódios.

No que toca ao enredo, é de notar muita criatividade por parte da argumentista. Em cada episódio, as personagens enfrentam diferentes situações altamente engraçadas, mas sem nunca deixarem de ser realistas. Destaque para o episódio cinco, onde temos uma pequena perspetiva de como foi a adolescência dos pais nos anos 70. Somos também presenteados com piadas de teor político, algo a que Derry Girls já nos habitou desde a sua primeira temporada e que se tornou uma das suas características diferenciadoras.

Concluindo, Derry Girls é uma série de comédia juvenil que ficará marcada para sempre na história da televisão. Relatar os acontecimentos da Irlanda do Norte no século XX sobre uma perspetiva cómica foi um toque de génio, contrastante com os mil e um dramas trágicos sobre o conflito histórico. No fundo, acarreta um lado mais humano – cinco adolescentes a viver a sua vida buscando ser felizes num ambiente hostil e que se desmorona à sua volta. Esta foi e continua a ser a realidade, não só de várias gerações da Irlanda do Norte, mas também de muitas outras ao redor do mundo.