O doutoramento pretende responder às novas necessidades de virtualização e hibridização dos processos educativos.

O Doutoramento em Educação à Distância e eLearning é uma iniciativa que surge em parceria entre a Universidade Aberta e a Universidade do Minho. A sessão de apresentação do projeto decorreu esta segunda-feira, com a participação de Rui Vieira de Castro, reitor da Universidade do Minho. Em declarações à RUM, o responsável afirmou esperar a atração de públicos de outros países e continentes.

O reitor revelou que um grupo de professores da Universidad Nacional de Educación à Distância (UNED) vai fazer parte do corpo docente do novo doutoramento. O responsável máximo da academia minhota explicou que a ideia visa responder às necessidades de novos públicos. Assim, um dos objetivos passa por atingir estudantes na América do Sul, África e Ásia.

Rui Vieira de Castro folga em saber que as instituições de ensino superior colaboram cada vez mais umas com as outras. Estas estão a “abandonar lógicas individualistas e a concentrarem-se na busca de sinergias capitalizando as características dos recursos próprios”, declarou. O profissional acredita que esse trabalho em equipa resulta em respostas mais efetivas aos problemas verificados socialmente.

Por sua vez, Carla Oliveira, reitora da Universidade Aberta, elogiou a qualidade do grupo de docentes em colaboração com a investigação. Segundo a profissional, o programa assenta numa infraestrutura “bem consolidada, num modelo pedagógico sólido e amplamente validado e num conjunto de centros de investigação com um elevado potencial de desenvolvimento”. As candidaturas ao novo ciclo de estudos decorrem até 30 de junho.