O posto está localizado no interior, do lado esquerdo do placo, bem como numa tenda no exterior junto das casas de banho.
O Enterro da Gata deste ano vai poder contar novamente com a presença da Gata na Saúde – um programa interventivo que visa auxiliar as pessoas em caso de necessidade. Este ano o programa vai contar, pela primeira vez, com uma sala privada destinada aos participantes que tenham problemas relacionados com ansiedade.
Alexandre Gencer, presidente-adjunto externo da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), explica ao ComUM que os indivíduos que necessitarem de ajuda em relações aos problemas de ansiedade podem encontrar ao dispor “um local mais reservado, com cadeiras, mesas, água e alimentos”. Para poder usufruir do espaço é apenas necessário falar com os voluntários, identificados pela cor amarela, que vão tratar de encaminhar a pessoa para o espaço resguardado.
Formado pelos bombeiros voluntários de Braga e pelos alunos de Medicina e Enfermagem da academia, o grupo da Gata na Saúde está ao dispor de todos os participantes para a resolução de qualquer problema médico. Para além dos estudantes voluntários, a equipa vai contar com a presença de médicos e enfermeiros efetivos no recinto. A Cruz Vermelha Portuguesa vai também ter o seu posto disponível para triagem e ajuda.
Para realizar a triagem do paciente vão ser recolhidos dados básicos como o nome e um contacto de um amigo presente no Enterro da Gata. De seguida, são prestados os cuidados de saúde adaptados a cada caso.