Famalicão promete cinco dias de festa com propostas culturais e desportivas destinadas a todas as gerações de visitantes.

Vila Nova de Famalicão promove novamente as Festas Antoninas, a realizar de 9 a 13 de junho. As festividades regressam após dois anos impossibilitados de quaisquer festejos e trazem consigo o reviver de diversas tradições.

O município famalicense promete o retorno da romaria, lembrando a “sardinha assada, o aroma dos manjericos, o algodão doce e os bailaricos ao som da música popular”. Ainda, anuncia o regresso dos Toninho’s “para regozijo dos mais jovens”, assim como o desfile das Marchas Antoninas e a procissão em honra de Santo António.

O presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, salienta a vontade coletiva de “viver tudo aquilo a que nos vimos privados nos últimos dois anos. Dá para perceber o quanto os famalicenses estão ansiosos e entusiasmados por poder voltar a festejar as Antoninas, as grandes festas do nosso concelho”.

Vários são os momentos musicais, com a participação de nomes como Diogo Piçarra, enquanto cabeça de cartaz, Alvorada Musical, Zezé Fernandes, Nuno Portugal e os Pêgas e Jess e Retimbrar. Faz ainda parte do alinhamento um encontro de cavaquinhos e os cantares ao desafio.

No campo desportivo, destaca-se a caminhada camiliana, bem como o Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado e a Descida Mais Louca. As provas constituem também uma das tradições famalicenses.