Aveirenses ultrapassaram os minhotos na tabela classificativa.

Na noite do passado sábado, o Pavilhão Municipal de Valença recebeu o duelo entre OC Barcelos e UD Oliveirense. O encontro colocava frente-a-frente o quarto e quinto classificados da I Divisão Hóquei em Patins e terminou com vitória da turma visitante por 1-2.

O encontro começou de forma muito partida, com ambas as formações a voltarem atenções para o ataque. Havia um pequeno ascendente para o lado da turma barcelense, mas que de nada valeu. Aos seis minutos, num contra-ataque de três para dois, Lucas Martínez serviu Xavier Cardoso que inaugurou o marcador para os visitantes. No lance sobram algumas culpas para a transição defensiva lenta da equipa minhota.

Os comandados de Rui Neto acusaram o golo sofrido e nos minutos que se seguiram a Oliveirense assumiu as rédeas do jogo. Os aveirenses nem sempre conseguiram dominar o tempo de posse de bola, mas eram a equipa mais perigosa. Todavia, do lado barcelense Conti foi uma muralha inultrapassável até final do primeiro tempo, pelo que o 0-1 se manteve até ao intervalo.

No regresso dos balneários, o OC Barcelos entrou voltado para o ataque em busca de um golo que rapidamente relançasse a luta pela vitória. A UD Oliveirense, por seu partido, não teve problemas em entregar a iniciativa aos da casa e tentou explorar sempre transições rápidas e em superioridade numérica.

Foi precisamente num lance de contra-ataque que a equipa de Oliveira de Azeméis fez o segundo golo do encontro. Ao minuto 32 e após uma grande oportunidade perdida por Rampulla, Marc Torra tabelou com Xavier Cardoso e atirou para o fundo da baliza.

A noite não era mesmo de inspiração ofensiva por parte dos minhotos que, momento depois, jogaram durante dois minutos com mais um elemento, mas nem assim conseguiram agitar as redes. Já a dois minutos do final, Luís Querido desperdiçou uma grande penalidade.

Os homens de Barcelos só conseguiram chegar ao tão procurado golo a nove segundos do fim. Darío Giménez não conseguiu converter um livre direto, mas na recarga apareceu André Centeno que só teve de encostar. Até final, Rui Neto ainda abdicou de ter guarda-redes, porém já não sobrou tempo para voltar a ameaçar a baliza visitante.

Com esta derrota, o OC Barcelos soma a segunda derrota consecutiva dentro de portas, algo inédito na presente temporada. Os minhotos caem para o quinto lugar e mantêm os mesmos 52 pontos com que partiram para esta jornada. No próximo sábado, às 18h, a turma de Barcelos desloca-se ao terreno do SC Tomar, para a última jornada da Fase Regular da I Divisão Hóquei em Patins.

Recorde ainda: HC Braga sai derrotado na receção ao OC Barcelos