Teatro foi inaugurado em fevereiro, após obras de reabilitação na ordem dos 12 milhões de euros.
O Teatro Jordão e a Auto Garagem Avenida, em Guimarães, receberam a 10ª edição do prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU) na categoria de Impacto Social. A cerimónia de entrega dos galardões aconteceu na passada terça-feira, no Palácio da Bolsa, no Porto.
Este prémio agregou um conjunto de 74 projetos de 25 concelhos do país, mas apenas nove foram distinguidos em diferentes categorias, eleitas por um júri independente. Segundo avança a organização, este é um recorde de dispersão a nível geográfico dos participantes. O PNRU é uma iniciativa da Vida Imobiliária, apoiada pelo Governo de Portugal e facultado pela Direção Geral do Património Cultural. O objetivo passa por distinguir os projetos que se foquem na renovação de edifícios, reconhecendo tudo o que se faz de melhor.
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) explicou, em comunicado, que as obras do Teatro Jordão e da Auto Garagem Avenida beneficiaram de um financiamento de 10 milhões de euros, cobrindo 85 por cento do investimento. A CCDR-N afirmou ainda que estas obras de reabilitação urbana “vão permitir devolver à cidade uma sala de espetáculos e um património arquitetónico marcante, mas também o desenvolvimento de novas valências educativas, científicas e criativas, através do acolhimento das estruturas de artes performativas e visuais da Universidade do Minho e a instalação da Escola de Música do Conservatório de Guimarães”.