No mês de julho, as atividades culturais predominam em ambientes ao ar livre.
No sétimo mês do ano e primeiro mês completo de Verão, a cultura portuguesa está mais quente do que nunca. Da comédia à música, passando pelo teatro e valorizando as tradições, o Minho apresenta uma agenda cultural diversa e animada.
Feira do Alvarinho – Monção
O mês de julho inicia-se da melhor forma em terras do Alto-Minho. De 1 a 3 de julho, o Parque das Caldas vai receber e celebrar os 25 anos da Feira do Alvarinho. O evento, dedicado à promoção e comercialização do vinho Alvarinho, é a “maior Wine Party de Portugal”.
No primeiro fim-de-semana de julho, Monção vai reunir mais de uma centena de expositores de produtores de vinho, fumeiros, queijaria e doçaria tradicional, artesanato. Animação também não irá faltar ao longo dos três dias, com folclore regional, grupos musicais e DJ’s.
Alexandre Santos, Nilton, Miguel 7 Estacas – Stand-Up Comedy – Viana do Castelo
Para os amantes de comédia, Viana do Castelo apresenta o evento ideal para arrancar gargalhadas este verão. O Centro Cultural de Viana do Castelo vai reunir Alexandre Santos, Nilton e Miguel 7 Estacas num Stand-Up Comedy, no dia 2 de julho.
A junção dos três humoristas promete ser um “estrondo” e alegrar a noite de sábado de todos os presentes.
Peça “Impossível” – Guimarães
De maneira a agradar a todos os gostos e idades, no primeiro fim-de-semana de julho o Centro Cultural de Vila Flor vai alegrar a tarde dos mais jovens. “Impossível” vai subir ao palco do Pequeno Auditório e contar a história do Universo.
A estreia nas artes de palco de Catarina Sobral conta a história desde o Big-Bang ao aparecimento do ser humano. A peça de teatro é uma viagem entre partículas, estrelas e dinossauros, sem sair da cidade de Guimarães.
Feira do Cavalo – Ponte de Lima
Após duas edições consecutivas canceladas devido à pandemia da Covid-19, a Feira do Cavalo regressou à terra limiana. De 7 a 10 de julho, todos os caminhos vão dar à Expolima, em Ponte de Lima.
Desde criadores de cavalos de raça nacionais e estrangeiros, a provas de campeonatos nacionais equestres, o evento junta visitantes dos quatro cantos do mundo. A cultura regional também marca presença, através de mostras de gastronomia e de artesanato.
Festival Contrasta – Valença
A primeira edição do Festival Contrasta chegou a Valença este verão. De 15 a 17 de julho, as Cortinas de São Francisco, na Fortaleza próxima a Espanha, vão receber grandes nomes da atualidade musical, como António Zambujo e Gisela João.
Irma, Tiago Nacarato, Gal Costa e Tainá completam o cartaz deste espetáculo estreante. O festival pertence à promotora Ritmos, também responsável pelo Festival Vodafone Paredes de Coura.
Solnaro Music Festival – Braga
A diversão e a música continuarão presentes no Minho, no penúltimo fim-de-semana de julho. Após ter a sua estreia adiada em 2021, o Solnaro Music Festival vai, finalmente, abrir portas em 22 e 23 de julho.
Durante os dois dias, os melhores artistas de Rap, R&B, Trap e Hip-Hop vão subir ao palco do Altice Forum Braga. Tyga, AJ Tracey, Smokepurpp e Dillay são alguns dos artistas que prometem criar memórias inesquecíveis nos visitantes este verão.
Ana Bacalhau – Braga
O mês de julho vai terminar de forma intimista e talentosa, com o concerto de Ana Bacalhau no Theatro Circo, no dia 30 de julho.
A artista vai visitar o seu mais recente álbum “Além da Curta Imaginação”, que inclui grandes temas como “Sou como sou” e “Memória”. Além disso, é esperado que a cantora interprete o seu novo single “Orelhas Moucas”, lançado na última quinzena de junho.