Este mês traz consigo não só a época popular, como uma panóplia de eventos para os diferentes gostos.

Com o aproximar do verão chegam até nós uma série de eventos, desde concertos, workshops, exposições e festas de rua. O bom tempo certamente será um convite para sair de casa e, assim, começar da melhor forma a estação do ano que se aproxima.

 MUSA – Mag Rodrigues: Família

Entre os dias 1 e 25 de junho, de segunda a sábado, Mag Rodrigues traz ao Theatro Circo a exposição Família. O evento procura abordar o conceito de famílias no plural e traz para cima da mesa a realidade de famílias LGBTQI+. Com a exposição, a autora visa combater a falta de representatividade de agregados constituídos por casais do mesmo sexo, pais e mães bissexuais e/ou transgénero. Segundo a criadora, a mostra advém ainda do domínio da heteronormatividade no quotidiano português e visa demonstrar que estas estruturas familiares “em nada se distinguem de famílias ditas tradicionais”.

Theatro Circo | Site

BMA Lab – fazer filmes: como passar do papel à tela

A 4 de junho, a Nu Boyana Portugal traz até aos estúdios do gnration uma formação em cinema e vídeo. Esta é uma ação que procura que diferentes agentes da produção cinematográfica nacional exponham diversos estágios na área. Com a participação de vários oradores, o objetivo é explorar o processo desde a pré-produção até à distribuição. A atividade é dirigida sobretudo a amantes de cinema, estudantes do ramo audiovisual, pessoas em início de carreira, bem como profissionais da área.

Braga Media Arts | Site

Dua Lipa

No dia 5 de junho, a cantora britânica Dua Lipa visita o Altice Fórum Braga com a Future Nostalgia Tour. A cantora promete tornar a sala de espetáculos na maior pista de dança do país. O álbum Future Nostalgia (2020), que vai apresentar na tour, foi nomeado para seis Grammy Awards. Foi esse lançamento, juntamente com o primeiro da sua carreira, que lhe concedeu o título de primeira artista feminina a ter mais de 5 biliões de reproduções no Spotify.

A sua estreia no mundo da música data de 2017 e, desde então, tem vindo a deixar a sua marca com diversos hits. Tornou-se na primeira artista solo feminina a superar 1 bilião de visualizações no Youtube, tal como atingiu o recorde de 45 semanas na Billboard Pop Songs Chart.

Bilheteiras FNAC | Site

Conto de Verão

No dia de 13 de junho, é altura do cinema francês ocupar o Theatro Circo. Conto de verão, um filme de Éric Rohmer, de 1996, conta a história de Gaspard e do seu drama amoroso. Quando o jovem vai de férias para o litoral, onde tenciona encontrar-se com Lena, a namorada, acaba por conhecer Margot e Solène. Ambas representam algo que Gaspard aprecia: Margot oferece uma relação de amizade e Solène constitui a promessa de paixão e sensualidade. Surge finalmente a namorada e Gaspard tem de escolher entre as três.

Viral Agenda | Site

São João de Braga

De 15 a 24 de junho assinala-se o regresso de uma das maiores festas da cidade de Braga e o reviver da época popular, do cheiro das sardinhas e dos manjericos. As celebrações do São João de Braga estendem-se por “10 dias fora de portas”, diz Firmino Marques, presidente da Associação de Festas de São João de Braga (AFSJB).

A AFSJB adianta que todas as atividades típicas do programa irão manter-se na edição deste ano. Ademais, continuará presente o espaço para o comércio ambulante, a alimentação e as diversões. Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, acredita que este é o caminho para “voltar à normalidade” e relembra o desempenho da AFSJB na capacidade de se adaptar às condições adversas que os últimos dois anos exigiram.

São João de Braga | Site

Bate fado

O Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, recebe Bate Fado, um espetáculo que flui entre a dança e um concerto, no dia 18 de junho. A performance conta com a participação de nove artistas: quatro bailarinos, quatro músicos e um fadista.

Jonas&Lander revisitam o sapatear do fado, ato que se perdeu ao longo do tempo. Assim, o evento serve de resgate à dança “energética e virtuosa” que outrora esta arte emanava, de acordo com os seus criadores. Ainda, uma parte significativa do serão é direcionada para a fusão entre o som do instrumento de percussão em diálogo com a voz e as guitarras.

Centro Cultural de Vila Flor | Site