O regresso das festividades junta o reviver de tradições com diversas novidades ao alinhamento do evento.
As celebrações do São João de Braga iniciam-se esta terça-feira, dia 14 de junho, e estendem-se por dez dias, pelas ruas da cidade. De volta ao formato presencial, a programação toma lugar desde a Ponte, até à Avenida Central e à Praça dos Artesãos, fechando com o Fogo de Encerramento, no dia 24 de junho.
A Associação de Festas do São João de Braga (AFSJB) anunciou o programa das festas, do qual fazem parte as atividades típicas a que os visitantes estão habituados. Desde celebrações religiosas até exposições e momentos musicais, o alinhamento constitui uma atração de públicos de diferentes zonas do país, contribuindo para a dinamização da cidade.
Uma das novidades deste ano é o São João Hoje, um projeto musical que visa “adaptar o cancioneiro sanjoanino às sonoridades do século XXI”, revelou Firmino Marques, presidente da AFSJB, à RUM. A iniciativa procura envolver e cativar os mais novos, reforçando as tradições populares.
Os festejos trazem à cidade dezenas de grupos culturais. No Cortejo Etnográfico, vão marcar presença diferentes ranchos folclóricos do concelho. Os visitantes vão ter oportunidade de assistir a artistas, como Emanuel e José Cid, e bandas, como Siga a Farra. Desse modo, a organização espera uma grande afluência, até porque, na última edição presencial, Braga recebeu cerca de um milhão e meio de pessoas.
O evento vai contar ainda com a parte de alimentação, comércio e diversões. Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, acredita que esta é uma forma de “voltar à normalidade” e relembra o desempenho da AFSJB na capacidade de adaptação que os dois últimos anos exigiram. Contudo, o regime digital vai continuar presente, parcialmente, em 2022.