The Summer I Turned Pretty chegou às plataformas da Amazon Prime Video a 17 de junho. A produção baseia-se na trilogia de livros de Jenny Han, tendo a primeira obra o mesmo nome que a série. A primeira temporada apresenta sete episódios e conta já com um fandom imenso, cheio de elogios à obra visual.
Seguindo os traços do livro, a série apresenta um romance/drama adolescente que acompanha a aventura de Isabel Conklin (Lola Tung), mais conhecida por Belly, com os irmãos Conrad (Christopher Briney) e Jeremiah Fisher (Gavin Casalegno). Os jovens são filhos de Susannah Fisher (Rachel Blanchard), melhor amiga da mãe de Belly, Laurel Park (Jackie Chung).
A história começa por relatar a ida de Belly com a família, a mãe e o irmão, Steven Conklin (Sean Kaufman) para casa dos Fisher, durante o verão, algo que faziam desde sempre. Porém, mal chegam ao destino sente-se o clima entre Belly e Conrad. Isabel era apaixonada por Conrad, desde os seus 10 anos, e imensamente amiga de Jeremiah.
Tanto ela como Steven amavam ir para Cousins Beach passar o verão. Uma casa perto da praia, com os amigos e sempre com atividades propicias à diversão. Que mais se pode querer? Um romance, claro.
Agora com quase 16 anos, Belly encontra-se num período de mudança e conhecimento próprio, o que a leva a viver o verão de forma diferente. No desenrolar da história, vemos Isabel a relacionar-se com pessoas novas, inserir-se em novos ambientes, no entanto, mantendo a sua paixão por Conrad Fisher. Tudo o que ela mais queria aquele verão era um romance com Conrad, digno de um filme. Contudo, acaba por se envolver num triângulo amoroso com os dois irmãos, acabando numa série de drama. Bonita? Sim, mas muito dramática.
Para além da história cliché e digna de uma fanfic, a série aborda a temática da mudança. Durante este verão, Belly transita dos 15 para os 16 anos, idades que marcam momentos de mudanças significativas, tanto a nível de aparência como de personalidade.
Habituados a uma Isabel inocente, que se vestia de forma infantil e que precisava de supervisão em tudo que fazia, deparam-se com uma Isabel nova. Uma Isabel independente, crescida, bonita, com um novo estilo e, acima de tudo, com moldes novos na sua personalidade. Durante a série vemos o início deste caminho de amadurecimento de Belly, mesmo através da sua participação no baile de debutantes, que marca a passagem de menina para mulher.
De um ponto de vista mais técnico, temos de elogiar a banda sonora da série. Sendo uma série destinada a um público mais adolescente/jovem, a utilização de músicas trend do TikTok foi uma jogada de mestre. Olivia Rodrigo, Taylor Swift, Billie Eilish, Jack Harlow, entre outros, foram os artistas com músicas bastante presentes em toda a produção, o que ajudou a captar a atenção do espectador, sendo eles artistas de renome internacional.
O sucesso da série foi assegurado pela excelente produção, tanto a nível de escrita de guião, como de cinematografia, no entanto, os paralelismos encontrados pelos fãs com outra série popular contou bastante para a admiração e engrandecimento da obra. Essa série é o grande sucesso, Diários do Vampiro (2009-2017). A produção de 2009 foi, e continua a ser, muito acarinhada pelos fãs, e foi com ela que o fandom das duas produções encontraram semelhanças.
Para além de Gavin Casalegno ter feito participações especiais em Diários do Vampiro, há situações que os fãs apontam como parecidas. O baile de debutantes, o triângulo amoroso entre dois irmãos e uma menina inocente, o contraste de personalidades entre os dois irmãos, um mais misterioso e distante e outro mais presente e carinhoso. Todos estes aspetos foram apontados pelos fãs como paralelos entre as séries e contribuíram para a maior adesão à nova produção. Estas parecenças mostram que o enredo da nova série adolescente não é algo inovador e único, mas sim algo que o público gosta e no qual se envolve, garantindo prosperidade à obra visual.
Apesar de ser “mais do mesmo”, The Summer I Turned Pretty é uma série que capta a atenção do espectador, com romances, amizades, avenças e desavenças e consegue, mesmo assim surpreender. A segunda temporada da série já foi anunciada pela Amazon e agora basta aguardar pelo próximo verão em Cousins Beach para ficar a par do desenrolar dos romances.
The Summer I Turned Pretty: no verão, clichê nunca é demais
Título Original: The Summer I Turned Pretty
Realização: Erica Dunton, Jeff Chan e Jesse Peretz
Argumento: Jenny Han e Gabrielle Stanton
Elenco: Lola Tung, Christopher Briney e Gavin Casalegno
EUA
2022