We foi lançado a 6 de maio deste ano e é o mais recente álbum da banda canadiana Arcade Fire. Produzido por Nigel Godrich e por membros da banda como Win Butler e Régine Chassagne, o projeto é composto por dez faixas.

A primeira música de We pauta o tema explorado pela banda de rock alternativo. “Age of Anxiety” é uma exteriorização do estado de ansiedade e de incerteza que todos estamos a sentir neste momento. A pandemia da Covid-19,  a situação de guerra na Ucrânia e a crise climática têm mostrado o quão imprevisível o futuro é. A primeira faixa do álbum verbaliza esta inquietação: “And I doubt we’ll figure it out/ Is it you o is it me?”.

theguardian.com

A melodia pacífica do piano com que se inicia a música é acompanhada por um baixo contínuo, que simula o bater acelerado de um coração. A voz de Win Butler surge logo de seguida. Quase como um sussurro, ouve-se uma voz feminina – Régine Chassagne. À medida que a música avança, surgem apontamentos de guitarra e percussão, que contribuem para o intensificar da tensão musical.

A sexta faixa do álbum, “The Lightning”, continua esta ideia. O mundo é um lugar instável, quase perigoso. Há uma clara referência à crise climática no verso: “beneath a poisoned sky”. No entanto, o sentimento principal não é frustração, mas um certo otimismo de que as coisas podem melhorar. “The sky is breaking open/ We open hoping/ In the distance we’ll see a glow”. O ambiente musical reforça esta intenção, a tonalidade escolhida, a pulsação frenética, a percussão e a própria voz do vocalista impulsionam o ouvinte a agir.

Também o título do álbum reforça esta questão. We é uma clara referência à novela distópica do escritor russo Yevgeny Zamyatin, de 1920. A obra retrata uma sociedade aparentemente pacífica, mas opressora. A liberdade de escolha e o livre-arbítrio são proibidos, não sendo igualmente permitidas emoções, como o amor. O livro é, assim, uma crítica ao conformismo e à inação.

A esperança de “The Lightning” também se encontra presente em “Unconditional I (Lookout Kid)”. Cada um de nós tem um papel a desempenhar para que as coisas melhorem – é esta a mensagem principal da música. You don’t have to play the part they wrote for you/ Just be true/ There are things that you could do”. Os acordes tocados pela guitarra imprimem leveza e uma certa jovialidade à música.

O álbum teve relativamente bastante sucesso comercial, tendo estreado no sexto lugar da Billboard 200, nos Estados Unidos da América. No entanto, o álbum não é genial. Bastante bom, mas sem aquela ousadia que faz o ouvinte realmente vibrar com a música. Assim, não se consegue equiparar aos grandes êxitos da banda, como The Suburbs (2010).