O estrelato das revolucionárias TLC elevou-se com o disco intemporal CrazySexyCool, com 16 faixas vibrantes, urbanas e sexualmente confiantes. O trio de Atlanta publicou uma coleção sónica futurística a 15 de novembro de 1994. Mais do que ser o primeiro projeto discográfico de um grupo feminino, premiado com diamante, este álbum abriu caminho para o futuro da indústria musical.
Unidas desde 1991, Lisa “Left Eye” Lopes, Rozonda “Chilli” Thomas e Tionne “T-Boz” Watkins, TCL, são ainda hoje aclamadas como o grupo feminino R&B favorito de sempre. Logo no álbum de estreia Ooooooohhh… On The TLC Tip (1992), o grupo revelou a criatividade, o talento e a presença única das artistas norte-americanas. Singles como “Ain’t 2 Proud 2 Beg”, “Baby-Baby-Baby” e “What About Your Friends” construíram o seu fenómeno com músicas joviais e coloridas.
Por outro lado, os anos 90 foram uma década cheia de clássicos de Whitney Houston, Mariah Carey, Janet Jackson, onde géneros como o R&B e Hip-Hop posicionavam-se melhor nas tabelas. O segundo álbum de estúdio das TLC, CrazySexyCool, também acompanhou a tendência. Não é por acaso que este EP vendeu mais de 23 milhões de cópias por todo o mundo e é o segundo mais vendido por um girl group depois do debut das Spice Girls.
O exemplo perfeito da sonoridade das TLC neste álbum é o primeiro single “Creep”, com back-vocals descontraídos, versos calorosos e as harmonias saltitantes sob o bass inflexível da época. Assim, numa sensualidade rastejante, este tema de platina romanceia o desejo de afeto por outro alguém. Sempre à procura do épico, o trio gravou três versões do videoclipe até obter um efeito sedutor e nostálgico. Inovadoras nos estilos e nas coreografias, as TLC criaram uma era incomparável. Eram três diferentes personalidades e sons combinados num só.
“All I see is everybody tryna get with me/So I continue to play it CrazySexyCool” é uma das primeiras linhas de “Kick Your Game” que define o tom provocador do disco. Seguidamente, aproxima-se uma balada suave e memorável. “Diggin On You” foi o quarto e último single após um ano do lançamento do álbum. Esta produção apaixonada foge às composições rítmicas mais divertidas e prolonga-se em melodias sensuais de Chilli que se arrastam também para “Red Light Special”. Por outro lado, imerso num solo irresistível de guitarra, o brilho deste groove amadurece o compromisso amoroso: “I’ll give you the red light special all through the night”.
Estas podem ser músicas intensas e promissoras. Contudo, “Case Of The Fake People”, “Let’s Do It Again” e o cover “If I was your girlfriend”, com permissão exclusiva de Prince, acabam por anular parte do poder que outras faixas carregam. Porém, não se perde a coesão nestes jams íntimos das TLC. Já “Waterfalls” é a canção com maior riqueza melódica e lírica do álbum. Enquanto a bateria marca levemente o ritmo junto à sinfonia do saxofone, guitarra e piano, o trio alerta as consequências do tráfico ilegal de drogas e a propagação do vírus VIH.
É um clássico R&B com mensagens sociais sérias cantadas abertamente. Por conseguinte, esteve sete semanas em primeiro lugar nos gráficos Billboard de 1995. Por causa do refrão imortal “Waterfalls” das TLC, expandiu-se uma maior consciência do perigo da ambição, luxúria e outros comportamentos de risco. CrazySexyCool é, assim, um conjunto de momentos musicais mordazes e eternos na história, que não são indiferentes mesmo às novas gerações. Os dez anos de glória devem-se à harmonia do trio e à sua verdadeira paixão pela música. Por tudo isto, é, inegavelmente, um dos rascunhos de diamante das TLC que contribuiu para a excelência do R&B de hoje.
#Arquivo | CrazySexyCool: as raízes R&B de diamante das TLC
FICHA TÉCNICA
Artistas: TLC
Álbum: CrazySexyCool
Editora: Arista Records & LaFace Records
Data de lançamento: 15 de novembro de 1994