A adaptação cinematográfica da primeira obra literária de Sally Rooney estreou a 15 de maio de 2022. Conversations with Friends conta com 12 episódios concentrados numa única temporada, que abordam o conceito do amor transversal às imposições sociais. Depois do sucesso de Normal People (2020), esta nova série da BBC e da Hulu promete, e cumpre, uma representação fiel e pouco convencional da aceitação da fragilidade humana.

O enredo acompanha Frances (Alison Oliver), uma estudante universitária de 21 anos, na sua autodescoberta através de relacionamentos interpessoais que a obrigam a confrontar com a sua própria vulnerabilidade. Frances escreve poesia com o intuito de fazer performances com Bobbi (Sasha Lane), a sua melhor amiga e ex-namorada. Neste contexto, conhecemos Melissa (Jemima Kirke) e, posteriormente, Nick (Joe Alwyn), um casal, uma década mais velho, com o qual desenvolvem uma relação peculiar.

 

Sally Rooney é conhecida por abordar questões políticas, dilemas sociais e a complexidade dos relacionamentos atuais. Em particular nesta obra, expõe temas como a normalização de relacionamentos poliamorosos e como a definição de amor incondicional não precisa de se cingir a somente duas pessoas. Bobbi é extremamente extrovertida e comunicativa, com uma capacidade inigualável de se inserir em qualquer contexto social. Bobbi foi criada pela autora com o propósito de evidenciar os assuntos desconfortáveis e obrigar as personagens à sua volta a refletirem sobre eles.

Tal como em Normal People, outra adaptação de um best-seller de Sally Rooney numa produção dos mesmos realizadores, os momentos de silêncio e a naturalidade dos planos são pontos centrais da série. Captar o mundano, o momento entre os acontecimentos relevantes, a vida doméstica e banal são objetivos transversais à produção. Por isso, a fotografia adquire um caráter muito realista, natural e essencial no desenvolvimento da narrativa. Recordamos as ruas irlandesas e o cenário do Trinity College apresentados em Normal People, e conhecemos as paisagens da Croácia onde se deslocam para passar férias.

No que diz respeito à banda sonora, não seria de esperar senão algo completamente arrebatador que complementa a intensa primazia dada às emoções. Artistas como Phoebe Bridgers, Mitski e Girl in Red compõe esta extensa lista de música poética e emotiva.

Todos os atores foram meticulosamente escolhidos e inserem-se na perfeição no universo de Rooney. Incluindo Bobbi, originalmente irlandesa, foi interpretada por uma atriz americana, o que implicou que admitissem a mesma nacionalidade para a personagem. Contudo, esta mudança foi integralmente justificada e enquadrada no panorama geral da série. Da mesma forma, Joe Alwyn captou melhor do que ninguém a essência constrangedora e introvertida de Nick.

Ainda assim, as diferenças face ao livro são notórias e cingem em pontos inesperados, como a alteração da nacionalidade de Bobbi ou a profissão de Melissa. Este fator pode ser bastante desconcertante para quem idealizou a história ao ler o livro previamente.

Para além disso, a narrativa é expressa com uma brevidade mais intensa do que era de esperar, fazendo com que tudo pareça superficial. No terceiro episódio já nos encontramos a meio do livro e, simultaneamente, sentimos que nada de muito relevante aconteceu. Contudo, essa é a magia do universo de Rooney – permite-nos imergir em temas complexos que são tão recorrentes no quotidiano, mas raramente representados nos media. Conversations With Friends mostra-nos como todas as pessoas que passam na nossa vida ajudam-nos a criar o nosso “eu”, da mesma forma que nos incentivam a encontrá-lo sozinhos.