A Zona Ribeirinha fica repleta de música e dança protagonizada por “gente da terra”
A Câmara Municipal de Esposende dinamiza, de 29 de julho a 1 de agosto, “Esposende a Dançar”, integrado na programação de verão da autarquia. Os espetáculos, com entrada livre, são protagonizados por academias e coletividades do concelho minhoto.
O palco para estes quatro dias, às 21h30, é a Zona Ribeirinha de Esposende. Os grupos folclóricos do concelho vão apresentar-se, assinalando e celebrando “o encerramento de todo um ano de trabalho dedicado à cultura e à dança, em particular, envolvendo centenas de crianças e jovens”, segundo a autarquia.
A Academia de Bailado de Esposende deu o mote para o arranque destes dias onde a dança é o tema principal. “Peter Pan e a Terra do Nunca” levou o público a experienciar a magia da Terra do Nunca, no dia 29.
No sábado, PraxiStudio Urban DanceStudio/Escola de Dança apresentou “URBANATION: Tributo à Urban Dance”. Nesta apresentação, o grupo pretende viajar pela urbanidade da dança e salientar “a beleza, modernidade, irreverência e impacto que tem na estética social atual”.
O Centro de Estudos/Academia de Dança “Ás do Saber” faz o público recordar alguns dos melhores temas de bandas sonoras de filmes, este domingo. “Dancing On Movies” é o nome da apresentação deste grupo, que promete uma viagem no tempo. Temas pertinentes como a homossexualidade, o preconceito, a homofobia, o racismo e a igualdade de direitos não ficam de fora neste penúltimo dia.
A edição de 2022 de “Esposende a Dançar” termina na segunda-feira com a presença de grupos folclóricos do concelho de Esposende e da Banda de Música de Antas, para um Ensemble de Sopros. Além destes, a Academia de Bailado de Esposende e o grupo “Ás do Saber” voltam a subir a palco.