Minhotos alcançaram o quinto lugar, numa das melhores temporadas da história do clube.
Após terminar a temporada 2020/21 no 11º posto da tabela classificativa, pouco mais se esperava do Gil Vicente FC do que um campeonato sem grandes calafrios. O próprio histórico recente do clube na Primeira Divisão não faria antever voos muito altos. No entanto, a equipa de Barcelos foi a grande revelação da edição 21/22 da Liga Bwin, ao atingir a marca de 51 pontos e terminar num impressionante quinto lugar. Uma das melhores temporadas da história do emblema minhoto e que inclusive se torna difícil de comprimir em apenas três jogos.
Gil Vicente FC aplica derrota ao vizinho FC Famalicão
Não se tratou apenas de um 4-0, mas, sobretudo, de um ponto de viragem. Embora brilhante num cômputo geral, a época gilista começou com alguns percalços. À entrada do embate frente ao FC Famalicão, os comandados de Ricardo Soares só haviam vencido três partidas em 13 jornadas e ocupavam uma posição alarmante na tabela classificativa. A vitória folgada frente aos famalicenses impulsionou os gilistas para uma série histórica: nos 15 jogos que se seguiram, os galos venceram nove e perderam apenas um. Dentro desse mesmo período, destacam-se vitórias nos terrenos de SL Benfica e SC Braga e um empate no Estádio do Dragão, mesmo jogando quase todo o encontro com menos uma unidade. É difícil afirmar que tal feito não teria acontecido sem a goleada aplicada ao FC Famalicão, mas este foi, sem dúvida, uma injeção de confiança determinante para a equipa de Barcelos.
Gil Vicente FC vence em pleno Estádio da Luz
Como referido acima, os gilistas obtiveram também resultados interessantes nas visitas aos terrenos de FC Porto e SC Braga. No entanto, nenhum desses encontros contou com uma exibição tão autoritária quanto aquela que o Gil Vicente rubricou no Estádio da Luz. Para além de bater o SL Benfica em sua casa pela segunda temporada consecutiva, a turma de Ricardo Soares jogou plena de personalidade, alcançando uma vitória que não mereceu qualquer tipo de contestação. Uma demonstração de força que veio mostrar que não estávamos apenas perante um grupo de jogadores em boa forma, mas sim na presença de uma equipa madura com e sem bola, pronta a assumir uma séria candidatura à Europa.
Gil Vicente FC triunfa e garante presença na Europa
Uma vez que a última imagem é a que fica, numa temporada em que se alcança um feito histórico não há como não enaltecer o jogo em que tal foi consagrado. Nas últimas jornadas da Liga Bwin, o Gil Vicente FC perdeu algum gás e entrou numa senda de maus resultados que fez com que os adeptos temessem que o quinto lugar, outrora aparentemente garantido, pudesse fugir por entre os dedos. Ainda assim, o Vitória SC não ia aproveitando as escorregadelas dos galos e permitiu que estes tivessem uma ótima oportunidade de selar o lugar europeu, numa receção ao aflito CD Tondela. O Estádio Cidade de Barcelos vestiu-se com mais de dez mil adeptos que assistiram a uma exibição convincente e a uma vitória por 3-0 que carimbou o passaporte para a 3ª pré-eliminatória da UEFA Conference League.