A iniciativa surge no seguimento do programa Cultura para Todos numa Cidade Inclusiva.
A “Oficina de Fantoches” é um projeto do Município de Barcelos cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, através do Programa Norte 2020, que tem por objetivo proporcionar vivências diferentes aos idosos do município de Barcelos. A iniciativa decorreu no âmbito do programa Cultura para Todos numa Cidade Educadora Inclusiva.
A ação desenvolvida em cinco instituições e focada essencialmente nas regiões periféricas do concelho, consistiu na construção de fantoches e encenação de peças de teatro. Segundo a organização, os idosos dos lares e centros de dia “viram o seu quotidiano animado” pelo projeto.
A Oficina dinamizada por Luís Cardoso, teve assim por objetivo a promoção e dinamização cultural junto da população sénior. Na construção dos fantoches, foram utilizados materiais como esponja, tecidos, colas, papeis, sendo a reutilização e reciclagem de materiais uma preocupação da organização.
Diferentes patologias impediram alguns seniores de participar nesta ação, pelo que apenas aproximadamente 50 pessoas puderam fazê-lo ativamente. “Os seniores que não conseguiram participar, puderam disfrutar de “momentos de convívio e de partilha de histórias e saberes”, contribuindo para um “maior bem-estar deste público-alvo”, explicou a organização.
Assim, a atividade, que se dividiu em cinco workshops de 18 horas cada, envolveu os diversos Lares e Centos de dia da região de Barcelos. O Lar da Cruz Vermelha de Macieira de Rates, o Centro de Dia dos Bombeiros Voluntários de Viatodos, o Lar do Centro Social de Barqueiros, o Centro de Dia do Centro Social de Durrães e o Centro de Dia da Cruz Vermelha de Macieira de Rates for algumas das instituições aderentes que puderam complementar e diversificar a sua dinâmica cultural.