Esta sexta-feira, a viva trendsetter , Mariama Barbosa, morreu vítima de um cancro no estômago. A apresentadora tinha 47 anos e não resistiu aos tratamentos. “Sei que o que aí vem não vai ser fácil, mas também sei que ter fugido de uma guerra no meu país (Guiné-Bissau) me ensinou a olhar as dificuldades olhos nos olhos e seguir em frente. Vou ser firme, não perder a esperança e sair disto ainda mais forte”, diz Mariama Barbosa.

A apresentadora nasceu na Guiné-Bissau, às 4 da tarde da quarta-feira de 4 de setembro de 1974. Mas veio para Portugal com apenas 5 anos e foi em Lisboa que traçou o seu percurso profissional. Tornou-se relações públicas do ModaLisboa e da agência de comunicação Show Press. Em seguida criou o blogue de moda “Mariama com K”, e, ainda chegou a lançar um livro, o Só é Feio Quem Quer. Por outro lado, ingressou para a televisão tornando-se a cara do programa Tesouras e Tesouros.

L’Agence

Com apenas 5 anos de idade, despediu-se do seu país para ir estudar para Lisboa. Em Portugal, cresceu na companhia da sua tia-avó Alxina, mulher que lhe passou a educação à moda antiga. Aos 17 anos, o seu pai informou-a de que ela iria viver para Paris com uma bolsa de estudo, mas que antes passaria uma temporada na Guiné. A promessa de ir para Paris, levou-a de volta a casa, mas esta não passava de um castigo. Na sua terra, chegou a viver de perto a guerra civil de 7 de junho.

Acabou por sair da Guiné-Bissau sozinha e por retomar a Lisboa. Passou uns tempos com a família em Santo António dos Cavaleiros até alugar um quarto na Rua do Diário de Notícias, no Bairro Alto. Retornou a terras portuguesas com o sonho de se tornar influente no mundo da moda, um interesse que surgiu, sobretudo, por influência da mãe, que era para si uma referência de elegância. Antes de começar a traçar tal caminho, vendeu sandes num centro comercial, trabalhou num cabeleireiro, passou por lojas de roupa e foi, ainda, porteira, até que conquistou o lugar de assistente do estilista Dino Alves. Através do estilista, conheceu Luís Pereira, com quem trabalhou como aderecista no ModaLisboa e como coordenadora nos bastidores do Portugal Fashion.

Facebook SIC CARAS

Quando a Showpress abriu Mariama Barbosa foi a primeira pessoa contratada para gerir o showroom. Apesar de não fazer parte das suas expectativas, acabou por se tornar relações públicas do ModaLisboa e da agência de comunicação. Pelo caminho, estreou-se no mundo radiofónico, com a rubrica “Usa e Abusa de Mariama com K” (2002-10). Em 2007, criou o seu blogue de moda “Mariama com K” e, no mesmo ano, lançou o livro, baseado na sua máxima, Só é Feio Quem Quer. Sete anos mais tarde, integrou o elenco do filme Ruas Rivais (2014). Em 2016, embarcou na aventura televisiva Tesouras e Tesouros, da SIC Caras. Dois anos depois, foi jurada do concurso de talentos da RTP, Cosido à Mão, e, entre 2020 e 2022, foi comentadora do programa Passadeira Vermelha.

Em fevereiro de 2022, Mariama Barbosa revelou ao mundo o seu diagnóstico de cancro maligno no estômago. Ao longo dos meses, foi partilhando a evolução do seu estado de saúde, sempre com boa disposição. E, agora, aos 47 anos, não conseguiu resistir aos tratamentos e faleceu. Como “é só o amor que interessa” e, sendo assim, nada mais há dizer, que o seu sorriso fique para sempre na memória…