Seleção masculina avançou para as meias-finais, enquanto a equipa feminina garantiu a presença na final da competição.
Depois de um dia de folga, o Pavilhão Desportivo da Universidade do Minho e o Pavilhão Multiusos de Guimarães voltaram a receber os jogos do Mundial Universitário de Futsal. A seleção das quinas esteve em destaque e tanto a equipa masculina como a feminina venceram por margens confortáveis, em encontros disputados em Guimarães.
Num jogo a contar para os quartos de final, frente à Eslováquia, a seleção masculina portuguesa não facilitou e venceu por 3-0. A formação das Quinas garantiu, dessa forma, a passagem às meias-finais do torneio. Os golos que selaram a vitória foram apontados por Gonçalo Cardoso, João Costa e Tomás Reis.
Na vertente feminina, num duelo a contar já para as meias-finais, diante da Nova Zelândia, a turma portuguesa mostrou clara superioridade e ultrapassou as All Whites com uma vitória expressiva de 10-0. Os golos foram apontados por Angélica Alves (3), Carolina Pedreira (2), Beatriz Santos (2), Inês Matos, Carolina Rocha e Marta Teixeira.
No que diz respeito aos restantes países, o dia de competição teve início às 10h30, num jogo que opôs as seleções femininas de Israel e da República Checa, em Braga. A partida servia para definir o último classificado. A República Checa venceu por 4-2 as israelitas, que ficaram assim com a lanterna vermelha do torneio.
Ao meio dia, em Guimarães, deu-se o pontapé de saída dos quartos de final das seleções masculinas. A República Checa venceu a Argentina por 4-2 e foi a primeira equipa a garantir presença nas meias-finais do Mundial. Seguiu-se o Brasil, que, após aplicar uma vitória de 4-0 sobre a Nova Zelândia, em Braga, avançou na competição. A formação brasileira e a formação checa vão se defrontar na próxima fase.
O Brasil voltou a entrar em campo às 14h00, mas desta vez com a seleção feminina. As brasileiras golearam a Polónia, por 4-0, na cidade de Guimarães, e vão competir com Portugal, na final, para descobrir quem se sagra vencedor da prova.
Às 15h30, foi a vez das já eliminadas seleções masculinas da Arábia Saudita e Israel se enfrentarem. Juntamente com Omã, as duas equipas vão disputar um play-off para definir as posições de nono, décimo e décimo primeiro classificado. A primeira partida desta fase, entre sauditas e israelitas, terminou com um 8-2, favorável à turma árabe.
O último jogo do dia foi realizado em Braga. Às 18h30, a Polónia e a Ucrânia encontraram-se no último jogo dos quartos de final, na vertente masculina. Os ucranianos ganharam por uns sólidos 7-0 e vão ser os adversários de Portugal, nas meias-finais do Mundial Universitário de Futsal.
Este sábado, os jogos do Campeonato Mundial vão continuar. Braga e Guimarães recebem amanhã os duelos das meias-finais das seleções masculinas, sendo o primeiro entre o Brasil e República Checa e o segundo entre Portugal e Ucrânia.
Para além disso, as equipas já eliminadas vão jogar para definirem as posições em que terminam o torneio. Na competição masculina, Israel e Omã vão dar seguimento ao play-off dos últimos lugares, no dia em a Arábia Saudita folga. Já as seleções eliminadas nos quartos de final vão jogar para auferir quem fica em quinto, sexto, sétimo e oitavo lugar. A Nova Zelândia defronta a Argentina, enquanto a Eslováquia joga com a Polónia. No feminino, também vão ser definidas as mesmas posições. A República Checa vai medir forças com a Ucrânia, ao passo que o Líbano joga com a Alemanha.
Recorde ainda: Seleções Portuguesas fecham o apuramento com goleadas no Campeonato Mundial Universitário de Portugal