Bracarenses atingiram os quartos de final da Liga Europa, feito alcançado apenas pela terceira vez na história do clube.
Após terminarem na quarta posição da Liga Bwin na temporada 2020/21, o SC Braga esperava fazer um bom campeonato, com o objetivo de garantir a entrada direta na Liga Europa. Além disso, os minhotos também ansiavam mais conquistas nas taças nacionais após a conquista da Taça de Portugal e a derrota na final da Taça da Liga na temporada transata. O objetivo europeu foi atingido com o quarto lugar na tabela pela segunda época consecutiva. Contudo, o desempenho nos troféus nacionais não correspondeu às expectativas, após terem derrotas precoces tanto na Taça de Portugal, onde ficaram pelos oitavos de final da prova, como na Taça da Liga, cuja campanha ficou pela fase de grupos.
SC Braga vence o FC Porto na Pedreira
A quatro jornadas do final do campeonato, o SC Braga recebeu o FC Porto, que ainda se encontrava invencível nas competições nacionais. Os minhotos realizaram uma das melhores exibições da temporada para impor a primeira derrota do campeonato aos portistas por uma bola. O golo do triunfo foi apontado por Ricardo Horta, uma peça fundamental na equipa comandada por Carlos Carvalhal durante toda a temporada. Esta vitória, além de ter sido perante o líder do campeonato, assegurou o quarto posto no campeonato que garantiu assim o acesso direto dos bracarenses à fase de grupos da Liga Europa 22/23.
SC Braga sai goleado do Estádio da Luz
Os bracarenses encontravam-se numa fase positiva da temporada com quatro vitórias e um empate nos cinco jogos que antecederam este embate com os encarnados. À entrada para este encontro, os minhotos esperavam um jogo equilibrado e tinham a ambição de repetir a vitória da época 20/21, quando venceram por três bolas a duas. No entanto, a exibição minhota não esteve ao nível habitual e, ao intervalo, já perdia por 4-1, num jogo que viria a terminar com a vitória dos encarnados por 6-1.
SC Braga cai nos quartos de final da Liga Europa
Após a vitória por uma bola na primeira mão, os minhotos viajaram até à Escócia com o sonho da passagem às meias finais da Liga Europa, mas os escoceses conseguiram inverter a desvantagem na eliminatória e venceram por 3-1 após prolongamento. No entanto, esta eliminação não apagou a excelente imagem que os minhotos deixaram na Liga Europa, terminando a fase de grupos no segundo lugar do grupo F com 10 pontos. Na fase a eliminar, os bracarenses derrotaram os moldavos do FK Sheriff nos 16 avos de final e os franceses do AS Monaco nos oitavos de final, antes de caírem aos pés do Rangers.