O plantel dos minhotos sofreu algumas alterações, que começaram pelo treinador.

Artur Jorge, antigo treinador da equipa B e dos sub-23 dos minhotos, é o treinador da equipa principal do SC Braga para a temporada 2022/2023. Na sua apresentação, demonstrou que vinha para “entrar em todos os jogos para ganhar”, impondo no balneário minhoto “uma mentalidade vencedora e implacável”.

A época transata ficou marcada pela boa caminhada europeia e pelo quarto lugar na Liga Bwin, mas o desempenho na Taça de Portugal e na Taça da Liga não correspondeu às expetativas. Após esta época abaixo do nível esperado a nível nacional, o SC Braga espera ir o mais longe possível nas taças nacionais, tal como na Liga europa, onde procurarão realizar outra campanha de grande qualidade. Relativamente à Liga Bwin, os bracarenses partem com o objetivo de fazer um bom campeonato, que lhes garanta a passagem às competições europeias na época 22/23.

O plantel bracarense é constituído neste momento por 27 jogadores, contudo espera-se que, após o estágio no Algarve que terminou no passado dia 23 de Julho, a equipa comece a sofrer algumas alterações, tanto em entradas como saídas no plantel.

Neste mercado de transferências destaca-se, a nível de saídas, a transferência de David Carmo para o FC Porto num negócio que pode atingir os 22,5 milhões de euros, naquele que é o negócio mais caro entre clubes portugueses. Também Caju transferiu-se para Aris Limassol por valor desconhecido. Enquanto que Pablo Santos e Raúl Silva rumaram, a custo zero, ao Al-Raed e Universitatea Craiova, respetivamente. Por fim, Guilherme Schettine rumou, por empréstimo ao UD Ibiza, enquanto que Zé Carlos foi emprestado ao Grasshoppers.

Relativamente a entradas, o SC Braga reforçou-se  com apenas quatro contratações. Para o setor defensivo, os minhotos contrataram o lateral-direito Víctor Gómez (Ex-Espanyol) e o defesa central Sikou Niakaté (Ex-Guingamp) , enquanto que para o ataque foram asseguradas as contratações de Simon Banza (Ex-Lens) e Diego Lainez (Ex-Real Betis). Álvaro Djaló, ponta de lança espanhol de 22 anos, foi promovido à equipa A após ter apontado nove golos em oito jogos nos “bês”.

O SC Braga abre oficialmente a temporada 22/23 com a receção ao Sporting Clube de Portugal no jogo relativo à primeira jornada da Liga Bwin. Esta partida está marcada para dia 7 de agosto, pelas 18h.

Recorde ainda: SC Braga: a época 2021/22 em três jogos