A equipa lusa acabou por falhar o acesso à final nas grandes penalidades.
Neste sábado, o Pavilhão da Universidade do Minho e o pavilhão Multiusos de Guimarães receberam os jogos do penúltimo dia do Campeonato Mundial Universitário de Futsal. A turma das quinas empatou no tempo regulamentar, mas falhou o acesso à final nos penáltis.
Na partida a contar para as meias finais, frente à Ucrânia, a seleção lusa masculina empatou a duas bolas no período regulamentar. Logo aos 40 segundos Francisco D’Oliveira falhou uma grande penalidade que favoreceu os portugueses. Porém, dez segundos depois marcou de livre direto.
Entretanto os ucranianos conseguiram empatar através de um auto golo de Ricardo Lopes. Antes do intervalo ainda conseguiram fazer a reviravolta e foram para o período de descanso em vantagem. A segunda parte foi equilibrada, no entanto Portugal procurava o golo do empate e o tento chegou a três minutos do fim do jogo.
Depois da buzina final, o acesso à final foi disputado nos penáltis. Nas grandes penalidades a Ucrânia foi 100% eficaz. Ao contrário de Portugal, que apenas marcou o primeiro e não conseguiu alcançar o fundo das redes nas outras três oportunidades que dispôs.
Relativamente aos outros países em competição, a Ucrânia na vertente feminina, entrou em campo às 10h30, em Braga, frente à República Checa. A partida que servia para estabelecer os postos do quinto ao nono, acabou com a vitória das ucranianas por 6-2. Seguiu-se as seleções do Líbano e da Alemanha que deram o pontapé de saída ao 12h, em Guimarães. As alemãs saíram por cima ao vencer as asiáticas por 1-3.
Já na vertente masculina realizaram-se os jogos que vão decidir do quinto ao oitavo posto. Os primeiros a entrar em campo foram os neozelandeses e os argentinos. Os sul americanos venceram 3-4 depois de terem estado a perder por 2-1. Na outra partida na disputa destes postos a Polónia venceu a Eslováquia por 2-4.
No outro jogo das meias finais entraram em ação o Brasil e a República Checa. Os brasileiros venceram a partida com números expressivos. Ao intervalo já venciam por 3-0, mas na segunda parte ainda marcou mais cinco golos.
Este domingo vão disputar-se os duelos finais das duas vertentes no Multiusos de Guimarães. A seleção das quinas portuguesa entra em ação às 16h para tentar conquistar o título. Já a masculina vai disputar o terceiro lugar. Os restantes países vão continuar a disputar os lugares em que terminam a competição.
Recorde ainda: Portugal foi destaque em mais um dia do Mundial Universitário de Futsal