Ambas as equipas das quinas ficaram apuradas para a fase seguinte da competição.
Nesta quarta-feira, decorreu o último dia da fase de grupos do Campeonato Mundial Universitário de Futsal, nas cidades de Braga e Guimarães. Novamente com presença feminina e masculina, Portugal venceu os dois duelos com goleada e conquistou o respetivo grupo.
Durante o dia decorreram oito jogos nos Campus de Gualtar e Azurém, cinco na vertente masculina e três na feminina. A Arábia Saudita e a República Checa na vertente masculina deram o pontapé de saída, às 10h30 do último dia da fase de grupos, no Complexo Desportivo da Universidade do Minho, em Braga. O duelo teve o resultado confortável de 0-3 favorável à República Checa.
De seguida foram as seleções femininas da Alemanha e do Brasil a entrarem em ação no Multiusos de Guimarães. As brasileiras começaram bem a partida e no segundo minuto de jogo já estavam na frente do marcador. O segundo golo surgiu logo no minuto seguinte através de Beatriz Fernandes. Aos sete minutos já tinham uma vitória confortável de 0-3. A Alemanha ainda conseguiu fazer o 1-3 antes do intervalo. No segundo tempo foram as alemãs que entraram melhor e equilibraram a partida com o 2-3. No entanto, o Brasil aumentou ainda mais a vantagem e o confronto terminou em 2-5.
Depois foi a vez de jogar a seleção masculina brasileira frente à Eslováquia. A partida não foi complicada para a equipa latina que saiu vitoriosa por 0-4, com dois golos em cada parte. Também no lado masculino a turma de Oman e da Ucrânia foram as que entraram de seguida em campo. A equipa europeia não facilitou e ao intervalo já ganhava por 0-3. Porém, o resultado ainda se veio a alargar até 0-9.
A turma das quinas feminina voltou a entrar em ação depois do dia de folga. O duelo ocorreu em Braga e teve início às 15h30. As lusas entraram bem na partida com duas jogadas perigosas nos dois minutos iniciais. Porém, o golo só chegou ao terceiro minuto através de Leninha. As libanesas foram eficazes e no primeiro lance de perigo igualaram o marcador. Portugal reagiu ao golo sofrido e dois minutos depois voltou a colocar-se em vantagem, desta vez Carolina Rocha assistiu Ana Ribeiro para o 1-2. As asiáticas voltaram a ser eficazes e no segundo lance de perigo chegaram novamente ao golo. Portugal ainda chegou em vantagem ao intervalo por 2-3. Na segunda parte ocorreu uma chuva de golos para Portugal. Foram 14 os golos marcados no segundo tempo e nem com a tática de cinco para quatro no ataque adversário, as lusas sofreram mais algum golo. As portuguesas apuraram-se, assim, com seis pontos e o primeiro lugar do grupo, com duas goleadas.
Antes da equipa Lusa masculina entrar em ação as outras duas equipas do seu grupo estiveram em competição. Numa partida bastante equilibrada, a Argentina conseguiu vencer Israel apenas com um remate certeiro e a cinco minutos do final do encontro.
Portugal entrou em campo para consolidar o primeiro lugar do grupo e foi isso que fez. Logo no segundo minuto já se encontrava em vantagem de 0-1 através de Samuel Fernandes. A Nova Zelândia tentou reagir e causou perigo à baliza lusa logo no lance seguinte. Porém, era mesmo Portugal que aumentava a vantagem com um remate de média distância de Rui Moreira. Dois minutos depois Portugal voltava a aumentar o marcador, desta feita por Guilherme Campos. Os neozelandeses ainda tentaram reagir, mas o guardião português estava impecável entre os postes. Ao intervalo a vantagem era, então de 0-3. No segundo período foi Portugal que voltou a entrar melhor e aos 15 segundos Ricardo Lopes fez o 0-4. A partida ficou mais dividida, mas foi mesmo Portugal que conseguiu aumentar ainda mais a vantagem. Primeiro Tomás Reis fez o quinto golo e depois Ricardo Lopes bisou para fechar a contagem portuguesa. Os neozelandeses ainda conseguiram marcar um golo e fecharam o resultado em 1-6.
Por fim, na vertente feminina a Nova Zelândia goleou Israel por 1-5. A primeira parte foi bastante equilibrada e nenhuma equipa conseguiu chegar ao golo. Já no segundo tempo a Nova Zelândia em cinco minutos fez quatro golos. No último minuto da partida as israelitas ainda conseguiram diminuir a vantagem, mas viram-na ser aumentada 40 segundos depois.
Com estes resultados ambas as seleções lusas passaram à próxima fase, juntamente com República Checa, Argentina, Brasil, Nova Zelândia, Eslováquia Polónia e Ucrânia no lado masculino. Já no lado feminino juntaram-se a Portugal o Brasil, a Polónia e a Nova Zelândia.
Até ao dia 24, a Universidade do Minho continua a receber jogos do Campeonato Mundial Universitário de Futsal. A competição retoma na próxima sexta-feira.
Recorde ainda: Seleções portuguesas entram a vencer no Mundial Universitário de Futsal e Seleção Portuguesa mantém-se na primeira posição do grupo do Campeonato Mundial Universitário