A iniciativa 'Impulse’ da Fibrenamics contou com representantes da Deloitte e da Associação Empresarial de Portugal, em Guimarães.

A associação Fibrenamics da Universidade do Minho (UMinho) promoveu a quarta edição da iniciativa “Impulse 2022 – Tendências e Oportunidades do Futuro”. A sessão debruçou-se sobre o setor industrial e decorreu, esta quinta-feira, no Teatro Jordão, em Guimarães.

Esta edição do Impulse visou “promover a discussão e identificar algumas oportunidades na indústria”. Além disso, tencionou perceber como é que as áreas da sustentabilidade, digitalização e a segurança “podem afetar o dia-a-dia do tecido socioeconómico e das universidades”, afirmou o diretor executivo da Fibrenamics, Fernando Cunha, à RUM. Assim, os participantes tiveram a oportunidade de interagir com os oradores convidados, esclarecendo dúvidas relacionadas ao negócio ou atividade.

O programa incluiu palestras como “Portugal 2030: desafios e oportunidades do próximo Programa-Quadro de financiamento”, proferida pelo representante da Deloitte, Jorge Nadais. Esta pretendeu “elucidar aquilo que são os novos desafios e oportunidades no próximo programa de quadro de financiamento europeu”, esclareceu Fernando Cunha.

De seguida, Raul Fangueiro, presidente da Fibrenamics, apresentou e debateu as “Tendências científicas e tecnológicas para o futuro”, com moderação do jornalista da RTP, Hugo Correia. O diretor acrescentou que os palestrantes se inserem em “várias áreas, como a macroeconomia” de modo a entender como esses temas se desenvolveram.

Estava prevista a presença de 200 pessoas na quarta edição do evento, maioritariamente composta por membros de empresas, centros tecnológicos e universidades. A tertúlia “Inspiring the future” reuniu, em palco, o presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP), Luís Miguel Ribeiro, o professor de Economia da UMinho e ex-secretário de Estado adjunto do Ministro da Administração Interna, Fernando Alexandre. Estiveram presentes também Jorge Nadais, da Deloitte e o diretor executivo da Fibrenamics.