Joey DeFrancesco é um destaque desta edição e “um mito do jazz mundial”
A 31ª edição do Festival Jazz na Praça da Erva decorre de 27 a 30 de julho. O festival, que iniciou em 1992, regressa após dois anos de pausa pela pandemia e traz a Viana do Castelo duas propostas musicais internacionais e duas nacionais.
A Praça da Erva, que dá o nome ao festival, é um dos palcos deste evento e o espaço onde vai decorrer as atuações com entrada livre. O Teatro Municipal Sá de Miranda vai desempenhar um papel importante no encerramento dos concertos, com entradas pagas, com destaque para a atuação de Joey DeFrancesco Trio, vindo dos Estados Unidos da América.
O vereador da Cultura de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, reforça o ambiente de excelência das infraestruturas do festival. “Temos sempre uma preocupação com a qualidade dos intervenientes. Teremos espetáculos de acesso livre, ao ar livre, e também um concerto no Teatro Municipal Sá de Miranda”, afirma.
Na quarta-feira, sobe ao palco a banda Ricardo Toscano Trio às 22:00 e no dia seguinte é a vez de Puzzle 3, ambos na Praça da Erva. “Este é um espaço muito interessante e, do ponto de vista acústico, é um poliedro estranho e que nos ajuda muito no som porque não existem reflexões nas paredes”, afirma o responsável pela direção artística e produção do Jazz na Praça da Erva, David Martins.
O som da guitarra será ouvido na sexta-feira com a apresentação de Eduardo Niebla. Sobre esta atuação, o vereador destaca o “feliz encontro” entre o espanhol Eduardo Niebla e o vianense João Lima. “Seguramente que estes dois artistas nos vão proporcionar momentos de rara beleza e de harmonia em termos do que o jazz nos proporciona”, considera.