Oito entradas e doze saídas no ataque para a nova temporada.

Moreno, antigo treinador da equipa B, vai ser o novo técnico da equipa principal do Vitória SC para a temporada 2022/2023. Depois de Pêpa ser despedido a meio da pré-época, de forma surpreendente, a direção vitoriana decidiu promover o antigo defesa central português à equipa A. Em declarações à imprensa nacional, Moreno admitiu que “não estava à espera, mas que se sente preparado”.

Na época anterior, os Conquistadores conseguiram alançar o objetivo mínimo, o apuramento para a UEFA Conference League, porém a prestação na Taça da Liga e na Taça de Portugal deixou muito a desejar. Na nova época que se antevém, o conjunto minhoto pretende garantir o apuramento para a fase de grupos da mesma competição europeia e, consequentemente, chegar o mais longe possível. Para além disso, é esperado que o Vitória SC lute pelo quinto lugar e por uma melhor prestação nas taças nacionais.

O plantel do Vitória SC é constituído por 32 jogadores, todavia conta-se que a equipa ainda sofra bastantes alterações até ao fecho do mercado de transferências. Oito entradas e doze saídas são o balanço, até ao momento, das movimentações do mercado vitoriano.

Plantel Vitória SC*O plantel do Vitória SC para 2022/2023 ainda não está fechado.

Para a defesa, Alberto Baio, que na época transata atuou pela equipa sub-23, foi promovido à equipa principal. Mikel Villanueva abandonou o CD Santa Clara, após o seu contrato ter sido expirado, e assinou a custo zero. Maxwell Woledzi, defesa central ex-Nordsjaelland e Ryoya Ogawa, lateral esquerdo ex-FC Tokyo são reforços para a defesa minhota. O primeiro assinou um vínculo até 2025 a troco de 100 mil euros, enquanto que o segundo chega à Cidade Berço por empréstimo até ao fim da temporada com opção de compra de um milhão de euros.

No meio campo, Gonçalo Nogueira e Matheus Indío são mais duas opções asseguradas para a próxima temporada. O primeiro, médio de 18 anos, atuou na equipa sub-23 e sub-19 na época transata, enquanto que o segundo, médio defensivo brasileiro de 22 anos, chega a Guimarães proveniente do CD Trofense.

Por fim, o ataque foi o setor mais reforçado, até ao momento, pelo Vitória SC. Foram asseguradas as contratações de André Silva, ex-FC Arouca por um milhão de euros, Geovani Júnior, ex-FC Famalicão, Jota Silva, ex-Casa Pia AC e Anderson Oliveira, ex-Beijing Gouan. Jason Bahamboula, extremo francês de 21 anos foi promovido à equipa A após ter realizado 24 encontros nos “bês”.

No que toca a saídas, Ricardo Quaresma e Sílvio abandonaram o clube após não terem renovado o vínculo contratual e Toni Borevkovic e Falaye Sacko foram cedidos até ao fim da temporada ao Hajduk Split e Montpellier HSC, respetivamente. A custo zero, Rafa Soares e Óscar Estupiñán disseram adeus à Cidade Berço e reforçaram o PAOK e o Hull City, respetivamente. Por fim, o Vitória SC foi , ainda, ressarcido com as saídas de Jhonatan (Rio Ave FC), Denis Will Poha (FC Sion), Aziz (Rio Ave FC), Pedro Henrique (LC Sailors), Rochinha (Sporting CP) e Guilherme Guedes (UD Almería).

O Vitória SC estreia-se oficialmente na temporada 22/23 já na próxima quarta-feira, dia 21 de julho, no Estádio D.Afonso Henriques, frente à Puskás Akadémia FC, em partida a contar para a primeira mão da segunda eliminatória da UEFA Conference League. Para o campeonato, os Conquistadores estreiam-se perante o GD Chaves, dia 7 de agosto, no Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira.