A Confraria de Bom Jesus do Monte aguarda obter fundos comunitários no processo da sua candidatura ao programa Portugal 2030.
O departamento do Urbanismo da Câmara de Braga aceitou uma nova fase do projeto “Bom Jesus: Requalificar III”. O projeto foi apresentado em dezembro do ano transato e prevê um investimento de 2.3 milhões de euros.
A obra consiste no arranjo do largo fronteiro. Alterando a circulação de automóveis e autocarros, e com a distribuição de duas máquinas de bilhetes e respetivos torniquetes. Segundo o vice-presidente da Confraria de Bom Jesus do Monte, Varico Pereira, a obra pretende “facilitar a visita de quem procura o elevador e o Bom Jesus”.
Numa área que se encontra “bastante degradada” e que precisa de “uma intervenção urgente” vai ser também criada “uma zona para as pessoas descansarem enquanto esperam”. O objetivo é “tornar o espaço mais agradável”, acrescentou o vice-presidente da Confraria.
A obra espera agora que a sua candidatura aos fundos europeus seja aprovada pelo programa Portugal 2030, até setembro de 2023. Depois vai ser apresentado à UNESCO no quadro de um relatório periódico obrigatório.