A formação famalicense contou com diversas entradas e saídas de jogadores.

Pesem embora as muitas mexidas no plantel, o FC Famalicão apostou na continuidade no comando técnico. O treinador para a presente época continua a ser Rui Pedro Silva, que inclusive renovou o contrato. Nesse sentido, o técnico dos minhotos salienta a importância de começar bem a temporada, algo que vai ditar o rumo que a sua equipa vai levar no campeonato. “É importante começar bem, já definimos isso enquanto grupo. Queremos dar continuidade ao trabalho que temos vindo a desenvolver”.

Além disso, Rui Pedro Silva mostra-se otimista em relação ao futuro da sua equipa e refere que é importante manter a sua base de trabalho: exigência, competitividade da equipa e robustez.

Na passada época, a turma famalicense conseguiu fixar-se no oitavo posto da tabela classificativa, com 39 pontos. Noutras competições, como a Taça de Portugal, não foi além dos oitavos-de-final, onde acabou eliminada pelo SC Portimonense. A perspetiva para a temporada 2022/23 é de melhoria em ambas as competições.

Neste momento, o técnico dos minhotos conta com 26 jogadores no seu plantel, sendo eles três guarda-redes, oito defesas, oito médios e sete avançados. A nível de mercado, até ao momento, efetuaram-se seis entradas e 15 saídas.

Para a defesa, Rui Pedro Silva viu chegar dois reforços, ambos para as alas. Tratam-se do lateral direito Martín Aguirrebabiria que chegou a custo zero do Alavés e do lateral esquerdo Owen Beck, cedido por empréstimo pelo Liverpool FC. Para o meio-campo, o único atleta contratado foi André Simões, jogador com vasto histórico no futebol nacional, que foi também contratado a custo ao AEK Atenas.

A nível de ataque, O FC Famalicão reforçou-se com três jogadores. Álex Millán foi cedido pelo Villarreal, ao passo que Rui Fonte e Théo Fonseca chegaram a custo zero de Estoril Praia e Felgueiras respetivamente.

No que toca a saídas, oito jogadores terminaram esta época o empréstimo no FC Famalicão, integrando a lista jogadores basilares como Simon Banza, Pêpê Rodrigues ou Bruno Rodrigues, enquanto que D.Morer foi emprestado novamente ao FC Andorra. Além disso, João Carlos Teixeira, Rúben del Campo, André Ricardo e C. Verdonk foram transferidos a custo 0 para Umm Salal SC, San Fernando CD, PAOK e NEC Nijmegen, respetivamente. Já Charles CrPickel foi transferido para os italianos do Cremonese e rendeu um importante encaixe financeiro a rondar os quatro milhões de euros.

O FC Famalicão estreia-se oficialmente na Liga Bwin no próximo sábado, dia 6 de agosto. Os minhotos deslocam-se ao António Coimbra da Mota para defrontar o Estoril Praia, pelas 18h. A primeira partida em casa dos famalicenses está agendada para uma semana depois, dia 13 de agosto, numa receção ao SC Braga.

Recorde ainda: FC Famalicão: a época 2021/22 em três jogos