Equipa minhota terminou a temporada na décima quarta posição, no regresso à Liga Bwin.
Após duas subidas consecutivas, o FC Vizela regressou à Liga Bwin, 36 anos depois. Os vizelenses não figuravam no maior escalão do futebol português desde 1985 e, em 2021/22, a turma de Álvaro Pacheco conseguiu permanecer na primeira divisão.
No entanto, a formação da cidade de Vizela não se limitou a lutar apenas pela manutenção. O FC Vizela terminou a temporada na décima quarta posição da Liga Bwin, com 33 pontos, mais quatro do que o primeiro despromovido, Moreirense FC.
Na Taça de Portugal, o conjunto vizelense conseguiu alcançar os quartos de final, onde perdeu diante do FC Porto. Para trás os azuis deixaram equipas como o Vitória FC, CF Estrela e SC Braga. Já na Taça da Liga, a formação minhota não foi além da primeira fase.
FC Vizela conquista triunfo suado frente ao CD Tondela
Depois da derrota na primeira jornada frente ao detentor do título, Sporting CP, o FC Vizela procurava a primeira vitória na competição. A jogar em casa emprestada, no reduto do FC Paços de Ferreira, a equipa comandada por Álvaro Pacheco recebeu e venceu o CD Tondela, com um golo de Guilherme Schettine, aos 98 minutos de jogo. O duelo marcou a primeira de sete vitórias conquistadas pelos minhotos na Liga Bwin e foi o ponto de partida para os vizelenses terminarem a época com o objetivo da manutenção alcançado.
FC Vizela sofre derrota na receção ao SL Benfica
Num duelo a contar para a jornada nove da Liga Bwin, onde os vizelenses já podiam usufruir do seu estádio, o SL Benfica não permitiu a festa dos adeptos afetos à turma da casa. O FC Vizela trazia na bagagem cinco empates consecutivos no campeonato e procurava voltar às vitórias diante dos encarnados. Tal como aconteceu contra o CD Tondela, o jogo voltou a ser decidido ao minuto 98. No entanto, desta vez, os ecos dos festejos não foram vizelenses e, ao cair do pano, Rafa deu a vitória ao SL Benfica. Após este encontro, o FC Vizela somou mais dois empates e uma derrota e só regressou às vitórias, frente ao FC Arouca, na jornada 14.
FC Vizela leva a melhor no dérbi minhoto frente ao Vitória SC
A jornada 20 ficou marcada não só por um dérbi minhoto, mas também por um duelo entre vizinhos. O FC Vizela recebeu e venceu o Vitória SC num jogo que contou com cinco golos. A vitória, por 3-2, diante dos rivais de Guimarães, sucedeu a outro triunfo vizelense frente ao CD Tondela e foi a única vez, na última temporada, que os homens de Álvaro Pacheco somaram dois jogos seguidos a vencer.