Gilistas vão defrontar o AZ Alkmaar.
Esta quinta-feira, disputou-se no Estádio Cidade de Barcelos a terceira pré-eliminatória da UEFA Conference League entre o Gil Vicente FC e o Riga FC. Após o empate que traziam da primeira ronda, os gilistas venceram por 4-0, resultado que permite marcar presença no play-off da UEFA Conference League
A primeira etapa da prova começou melhor para a equipa visitante, que durante dez minutos protagonizou as melhores jogadas. Ao minuto oito, surgiu um remate de Douglas Aurélio Aurélio que só foi travado em esforço pelas mãos de Andrew, guardião barcelense.
Depois de um começo melhor por parte da equipa adversária, os minhotos começaram a assumir o comando do jogo. Na cobrança de um pontapé livre efetuado por Carraça, esteve à vista em Barcelos o primeiro golo da noite.
À passagem do primeiro quarto de hora, estava feito o 1-0 para os gilistas e o primeiro passo rumo à passagem ao play-off. Através de um canto levantado à direita por Boselli, um autogolo de Ngonda resultou no primeiro da turma de Barcelos. Ao minuto 22, Kevin, depois de ultrapassar vários adversários, atirou para o 2-0.
O Riga FC ia tentando reverter o resultado, mas encontrava pela frente um Gil Vicente FC muito seguro, a não deixar escapar a vantagem. Antes do apito que encerrou a primeira etapa da prova, ainda houve tempo para ampliar a vantagem. Na área adversária, Ngonda tentava atrasar para o guardião da Letónia, mas Navarro aproveitou e atirou a contar. Assim, os barcelenses foram para o intervalo com uma vantagem confortável por 3-0.
A turma a comando de Ivo Vieira entrou para o segundo tempo com duas mudanças na equipa, com a entrada de Danilo Veiga para o lugar de Carraça, e Boubacar para a saída de Boselli. Assistiu-se no arranque da segunda etapa a uma equipa letã a pressionar mais na zona central.
No entanto, eram notórias as dificuldades sentidas pela equipa forasteira em conseguir dar resposta ao domínio dos galos. Ao minuto 71, um pontapé de Mizuki passou a centímetros da baliza de Purins. Segundos depois, Ngonda cometeu falta sob Boubacar e foi assinalada grande penalidade. Da marca dos 11 metros, Navarro a bateu e dilatou o resultado para 4-0.
Com um conjunto das duas mãos por 5-1, o Gil Vicente FC avança para os play-off de acesso à UEFA Conference League. Os minhotos vão defrontar o Alkmaar Zaanstreek na próxima quinta-feira, dia 18, com horário a definir. No entanto, os minhotos ainda vão medir forças com o Arouca esta segunda-feira, pelas 18h00, a contar para a Liga Bwin.
Recorde ainda: Gil Vicente FC vence FC Paços de Ferreira na jornada inaugural da Liga Bwin