No ano passado foram alteradas 4043 candidaturas e apresentadas 240 novas.
Após o reforço de 1001 vagas para a 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) recebeu no último domingo, dia 28, um total de 270 novos candidatos. De acordo com a informação da tutela, ocorreram ainda a alteração de 2502 candidaturas que já tinham sido apresentadas.
O despacho do MCTES foi publicado no dia 23 de agosto e permitiu reabrir o portal das candidaturas para que os estudantes pudessem mudar opções de cursos ou candidatar-se pela primeira vez. Este é o terceiro ano consecutivo em que o Ministério autoriza o aumento das vagas inicialmente fixadas e em que existem também mais de 60 mil candidaturas.
Foram 22 as instituições do ensino superior que reforçaram o número de vagas postas a concurso. Em comparação com os dois anos anteriores, a resposta este ano foi menor do que a registada em 2021 e em 2020.
Os resultados da primeira fase do concurso de acesso vão ser conhecidos a 11 de setembro. Segue-se depois a segunda fase, que decorre entre 12 e 23 de setembro, havendo ainda uma terceira fase, entre 7 e 11 de outubro.